Olhar e olhares para as Altas Habilidades/Superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e90598Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação, Revista Perspectiva, V 41, n 3, 2023, Dossiê, ApresentaçãoResumo
Apresentação dos artigos do dossiê Altas Habilidades/Superdotação: pesquisas e práticas
Referências
BRASIL. Decreto Federal nº 7611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, 18 de novembro de 2011.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Suzana Graciela Barrera. Altas Habilidades/ Superdotação: atendimento educacional especializado. Marília: ABPEE, 2012. 2. ed. revista e ampliada.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GARDNER, Howard. Inteligencias múltiples: la teoria en la práctica. Tradução por María Teresa Melero Nogués. 1ª ed. 4ª reim. Buenos Aires: Paidós, 2011.
GARDNER, Howard. O nascimento e a Difusão de um “Meme”. In: GARDNER, Howard et. al. Inteligências Múltiplas ao redor do mundo. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa, Roberto Cataldo Costa.Porto Alegre: Artmed, 2010. cap. 1, p.16-30.
NEGRINI, Tatiane. Problematizações e perspectivas acerca de um currículo na educação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Tese (Doutorado em Educação). 2015, 326 f. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
RENZULLI, Joseph. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Educação. Tradução de Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1, p. 75 - 121, jan/abr. 2004.
RENZULLI, Joseph. The schoolwide enrichment model: a comprehensive plan for the development of talents and giftedness. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50. p. 539- 562,set./dez. 2014. Santa Maria. Disponível em:. Acesso em: 25 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.