A (in) visibilidade das Altas Habilidades/Superdotação na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91621

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Educação Superior, Identificação e atendimento

Resumo

As discussões sobre a importância da identificação e do atendimento educacional de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação perpassam todos os níveis de ensino, sendo ratificado por políticas públicas que garantem esse direito. Contudo, quando a referência é o adulto, a invisibilidade é revelada pelos dados do Censo da Educação Superior (INEP, 2022) e pelo inexpressivo acervo de produções sobre a inclusão desse público nas universidades. Aproximando-se dessa reflexão, esta escrita teve o objetivo de discutir as Altas Habilidades/Superdotação na Educação Superior a partir de dados do Censo e do que trazem as produções de teses e dissertações na área, nos últimos onze anos (2011-2022). Contemplando a pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo bibliográfica (GIL, 2018; STAKE, 2011), foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e consultados os documentos sobre as matrículas nessa etapa de escolarização. Os achados confirmaram que ainda é reduzido o número de publicações que se propõem a investigar a temática no espaço universitário, assim como os números representativos das matrículas registradas no Censo, que estão aquém do esperado para essa população. Conclui-se que é possível um trabalho qualitativo frente ao estudante universitário com indicadores, que pode contemplar desde pessoas no início da idade adulta até o sujeito idoso. Todavia, é preciso continuar descortinando o assunto, considerado pouco explorado. Esses apontamentos legitimam a urgência por pesquisas sobre o público adulto, a fim de serem pensadas em estratégias de inclusão educacional nessa etapa da vida.

Biografia do Autor

Angélica Regina Schmengler, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (2022). Mestre em Educação e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Pedagoga e Educadora Especial - UFSM. Atuou como bolsista na regência de Classe no Setor Educacional do Hospital Universitário de Santa Maria - 2010/2013. Atuou como Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Agudo/RS. Professora de Educação Infantil e de Anos Iniciais no município de Santa Maria/RS. Atua no Programa de Atendimento Educacional Especializado Municipal (PRAEM). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMat) e do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social (GPESP). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI). Tem experiência na área de Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: Educação, Educação Especial, Classe Hospitalar, Altas Habilidades/Superdotação, Ensino Superior.

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil. Doutora em Educação/UFSM na linha de Educação Especial/UFSM (2015); Mestre em Educação/UFSM (2009). Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação/ UFSM. Graduada em Educação Especial - Deficientes da Audiocomunicação/UFSM (2006). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Educação Especial: Interação e Inclusão social - GPESP. Professora e orientadora no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG/UFSM. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade/CAED/UFSM 2016-2020. Tem experiência em Educação a Distância, como professora e como tutora. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, altas habilidades/superdotação, gestão educacional. 

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Schmengler, A. R., Negrini, T., & Pavão, S. M. de O. (2023). A (in) visibilidade das Altas Habilidades/Superdotação na Educação Superior. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91621

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas