Diálogos críticos sobre o ensino de línguas adicionais: da sala de aula às políticas linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e90616

Palavras-chave:

Pedagogia Critica de Linguas Adicionais, Educação critica de Linguas adicionais, Formação de professores, Revista Perspectiva, Apresentação

Resumo

Apresentação dos artigos do dossiê Um Olhar Crítico Para a Educação de Línguas Adicionais: Possibilidades Pedagógicas e Formativas, publicado no Volume 41, número 1, jan./mar., 2023, da revista Perspectiva.

Biografia do Autor

Priscila Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora lotada no Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com estágio doutoral pela University of Hawaii - Manoa, como bolsista Capes/Fulbright (2016/2017), concentração em Estudos da Linguagem. Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, e seus interesses incluem: Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica de Línguas, Letramento Crítico, Aprendizagem e Ensino de Línguas Adicionais, Formação de Professores e Abordagem Baseada em Tarefas.

 

Leonardo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC Brasil

Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC) com concentração em Estudos da Linguagem. Mestre em Estudos Culturais pelo mesmo programa e Licenciado em Letras/Inglês e Literaturas (UFSC). Seus interesses de pesquisa incluem: a abordagem baseada em tarefas, a Pedagogia Crítica no ensino de línguas, e questões de identidade (raça, classe, gênero, sexualidade, deficiência, geração) nos campos da Literatura e da Linguística Aplicada.

Sávio Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia, UFBA, BA, Brasil. Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia e com pós-doutorado pela University of Hawaii at Manoa.  Pesquisador produtividade do CNPq

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BENESCH, Sarah. Needs Analysis and Curriculum Development in EAP: An Example of a Critical Approach. TESOL Quarterly, v. 30, n. 4, p. 723-738, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CROOKES, Graham V. Critical ELT in action: Foundations, promises, praxis. New York: Routledge, 2013.

CROOKES, Graham V., ZIEGLER, Nicole. Critical Language Pedagogy and Task-Based Language Teaching: Reciprocal Relationship and Mutual Benefit. Education Sciences, v. 11, n. 6, p. 1-19, 2021.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo.; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIROUX, Henry A.; FILIPPAKOU, Ourania. Critical Pedagogy in the Age of Authoritarianism: Challenges and Possibilities. Revista Izquierdas, v. 49, p. 2083-2097, 2020.

KUBOTA, Ryuko. Linking Research to transforming the real world: critical language studies for the next 20 years. Critical Inquiry in Language Studies, v. 20, n. 1, p. 4-19, 2023.

PINHEIRO, Bárbara C. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta Brasil, 2023.

ROSA, Gabriela da Costa. Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2021.

SILVA, Leonardo; FARIAS, Priscila Fabiane. Critical tasks in Brazil: Locally produced epistemologies and praxis. In: TAVARES, Vander (ed.). Social Justice, Decoloniality, and Southern Epistemologies within Language Education: Theories, Knowledges, and Practices on TESOL from Brazil. London: Routledge, 2023. p. 91-107.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Farias, P., da Silva, L. ., & Siqueira, S. (2023). Diálogos críticos sobre o ensino de línguas adicionais: da sala de aula às políticas linguísticas. Perspectiva, 41(1). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e90616