Projeto Pokédex: a construção identitária de professoras pré-serviço na criação pedagógica de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91957Palavras-chave:
Estágio de francês, Identidade, Materiais didáticosResumo
O estágio supervisionado é o momento em que o/a estagiário/a revisa conteúdos e precisa adaptá-los para ensinar. Os/as professores/as pré-serviço precisam se apropriar de conhecimentos acadêmicos e de materiais pensados de forma genérica, distantes da realidade das escolas públicas brasileiras, e, diante de tal fato, sentem a necessidade de criar algo novo. Para tanto, eles/elas precisam desenvolver um olhar crítico, no sentido de tomar ciência sobre suas escolhas, considerando reprogramá-las sempre que necessário, criando pontes entre a sala de aula e o existir político. Este trabalho analisa, no campo discursivo, como as identidades dos/as estagiários/as se ressignificam durante esse processo criativo de materiais lúdicos, ao longo da realização do estágio e mesmo depois, diante dos resultados encontrados. Estamos apoiadas nos estudos culturais e identitários de Suárez-Orozco (2003), Rajagopalan (2003), Hall (1997, 2006) e Castells (1999), a partir de uma concepção não essencialista da identidade, entendida aqui como uma construção social e uma prática discursiva, em sintonia também com os estudos de Moita Lopes (2013). De forma mais específica, analisaremos sequências discursivas extraídas de relatórios fornecidos por duas estagiárias das disciplinas de Estágio III e IV do Curso de Letras-Francês da Universidade Federal de Sergipe, no Colégio de Aplicação da mesma instituição, em 2017. Foca-se, sobretudo nesse período, na preparação do projeto Pokédex, em alusão ao Jogo Pokémon Go, cujo objetivo era sensibilizar os/as alunos/as do Colégio de Aplicação à língua e à cultura francófona.
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