A inter-relação entre família e escola: em foco o sujeito com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92221

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Relações interpessoais, Família, Escola

Resumo

A relação entre escola e família tem tido um maior destaque nos últimos anos entre as pesquisas na área da educação abrangendo, também, os estudos que envolvem as famílias com filhos público-alvo da educação especial. Nesse viés, este manuscrito pretende compreender como foi estabelecida a inter-relação entre família e escola evidenciando aspectos positivos nessa relação e as fragilidades encontradas frente as demandas apresentadas pelos filhos/alunos com AH/SD. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso e contou com a participação de 12 famílias. O instrumento de coleta de dados foi o Checklist da Rotina Compartilhada e Envolvimento entre Família-escola Versão Pais (Dessen; Polonia, 2011). O instrumento é composto por 55 questões divididas entre quatro categorias, em que aqui será problematizada e debatida a categoria “Orientação”, área acadêmica, por meio de uma análise qualitativa dessa categoria, já pré-estabelecida pelas autoras do instrumento. Os resultados sinalizaram para a fragilidade na inter-relação entre escola e família, denotando a necessidade da criação de estratégias efetivas para que ambas instituições, escola e família, estreitem suas relações interpessoais de modo que o diálogo entre ambas seja eficaz e produtivo para o desenvolvimento do aluno/filho com altas habilidades/superdotação. Por outro lado, os dados analisados revelam maior autonomia das famílias na percepção da importância de ofertar, em suas residências, um acompanhamento dos conteúdos escolares dos filhos com altas habilidades/superdotação. Esse acompanhamento se mostrou necessário, tanto para estimular as habilidades desses alunos, quanto para suprir alguns déficits em áreas que estes não dominavam, pois não eram suas áreas de interesse.

Biografia do Autor

Andréia Jaqueline Devalle Rech, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. em Educação

Licenciada em Educação Especial e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Docente do Departamento de Educação Especial da UFSM

Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Educação Especial: Interação e Inclusão Social - GPESP

Pesquisadora do Laboratório de Políticas e Práticas em Altas Habilidades/superdotação - LAPEAHS

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Profa. Dra. em Educação

Docente aposentada do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria

Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Rech, A. J. D., & Napoleão Freitas, S. (2023). A inter-relação entre família e escola: em foco o sujeito com altas habilidades/superdotação. Perspectiva, 41(3), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92221

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas