Pedagogia de projetos: concepção e realização de um projeto de ensino transversal de francês língua estrangeira e educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92312

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, Francês língua estrangeira, Educação ambiental

Resumo

Neste artigo, exploraremos o espaço da extensão universitária e seu papel na formação inicial de professores e na educação de alunos em meio escolar. Mais especificamente, o objetivo deste estudo é apresentar as contribuições de um curso de extensão de biodiversidade e preservação ambiental em francês língua estrangeira, em diferentes dimensões. Pretendemos refletir sobre os motivos que impulsionaram mudanças ao longo do experimento didático e, consequentemente, influenciaram as escolhas de uma professora em formação para o desenvolvimento do curso. Ao final do estudo, analisamos os indícios de aprendizagem de língua estrangeira e conscientização ambiental pelos alunos. Para fundamentar a pesquisa, recorremos às contribuições da pedagogia de projetos (PERRENOUD, 1999), da pedagogia da autonomia (FREIRE, [1996] 2020) e da perspectiva acional (PUREN, 2006). Baseadas nesse quadro teórico, criamos um curso direcionado a alunos do Ensino Médio, com duração de seis semanas e organizado por módulos, em que os estudantes foram incentivados a discutir sobre problemas ambientais e a realizar tarefas em francês. Como resultados, verificamos que o ensino transversal de educação ambiental apresentou diversos desafios, mas também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em língua francesa dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, e impulsionou a reflexão deles sobre mudanças de relacionamento com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Arianny Cristina Chaves Lacerda, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil

Licenciada Letras pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

Simone Maria Dantas-Longhi, Universidade Federal de Viçosa, UFV, MG, Brasil

Doutora em língua francesa pela Universidade de São Paulo, SP. Professora adjunta de língua francesa na Universidade Federal de Viçosa, UFV, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Lacerda, A. C. C., & Dantas-Longhi, S. M. . (2023). Pedagogia de projetos: concepção e realização de um projeto de ensino transversal de francês língua estrangeira e educação ambiental. Perspectiva, 41(4), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92312

Edição

Seção

Dossiê Espaços de formação para professores de línguas