O Ensino Superior como espaço de rompimento “dos silêncios dos lares e escolares”: o processo de construção de identidade e pertencimento de estudantes pardos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93329

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Identidade e pertencimento, Famílias inter-raciais.

Resumo

Este artigo é resultado de projetos de pesquisa que temos desenvolvido e que focalizam o processo de implementação de políticas de ação afirmativa no Ensino Superior com atenção às mudanças de cultura organizacional e epistemológicas, essenciais para que as políticas de ação afirmativa não se limitem ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino. Neste artigo, analisamos os processos de construção de identidade e pertencimento étnico-racial de pessoas pardas, oriundas de famílias inter-raciais, que atualmente são discentes do Ensino Superior, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para esse diálogo, buscamos referenciais nos campos da sociologia, psicologia e educação (Carneiro, 2003; Devulsky, 2021; Fanon, 2008; Gomes, 2003, 2018; Gonzalez, 1984; Guimarães, 2003, 2009; Hall, 2006, 2008; Munanga 1999; Schucman, 2014, 2018). As entrevistas com estudantes autodeclarados pardos possibilitaram compreender os dilemas vivenciados na construção de um pertencimento étnico-racial definido em parte pelas características fenotípicas, pela pigmentação da pele e cabelos, mas também por um pacto de silêncio que se rompe no Ensino Superior. As falas demonstram que a universidade impacta na construção da identidade e do pertencimento étnico-racial, rompendo com ciclos de silenciamento operacionalizados nas experiências familiares e escolares anteriores ao Ensino Superior. Mesmo com os limites impostos pela amostra, localizada em um único campus de uma universidade, os dados construídos nesta pesquisa sinalizam para a importância de fortalecermos no Ensino Superior o acesso a espaços formativos sobre relações étnico-raciais, identidade e pertencimento étnico-racial.

Biografia do Autor

Tatiane Martins Moacir de Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil

 

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. Professora Associada II do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Almeida, T. M. M. de, & Rodrigues, T. C. (2024). O Ensino Superior como espaço de rompimento “dos silêncios dos lares e escolares”: o processo de construção de identidade e pertencimento de estudantes pardos. Perspectiva, 42(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93329

Edição

Seção

Dossiê Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na América Latina e Caribe