Relações étnico-raciais na formação de professores/as de teatro

Monique Priscila de Abreu Reis, Tatiane Cosentino Rodrigues

Resumo


Tendo como referência a Lei 10.639/2003, buscou-se compreender como os(as) futuros(as) professores(as) de teatro estão sendo formados(as) para educação para as relações étnico-raciais. Considerando a área de arte como prioritária na implementação da temática étnico-racial na Educação Básica – conforme disposto nas Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e para Educação das Relações Étnico-raciais – e identificando uma lacuna teórica no que diz respeito especificamente à formação de professores(as) de teatro na temática em questão, buscou-se a elaboração, baseando-se em entrevistas com pesquisadores(as) da área, de possíveis propostas de conteúdos, abordagens e metodologias de formação inicial para professores(as) de teatro na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais e do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Como resultado, trazemos para o debate possibilidades formativas centradas em uma aproximação entre universidade e comunidade contemplando atividades de pesquisa e extensão, novas epistemologias e diferentes formas de conceber e realizar o fazer teatral.


Palavras-chave


Formação de professores/as; Teatro; Relações étnico-raciais

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PDFA

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53018



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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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