Introdução a César Aira educador
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e94919Palavras-chave:
Docência poética, Pedagogia literária, Guerrilha pedagógicaResumo
Partindo da exortação feita por Groppa Aquino, Sandra Corazza e Máximo Adó (2018) para que experimentemos uma docência poética e da afirmação de Ricardo Piglia (1996) de que certos escritores podem ser também ótimos pedagogos, nosso texto tem como objetivo – por meio de estudo bibliográfico que arregimenta saberes do campo da educação, da teoria literária e da filosofia e que subsidia nosso método ensaístico – destacar alguns procedimentos utilizados pelo escritor César Aira que poderão nos ajudar a pensar estratégias de enfrentamento dos poderes que se projetam clandestinamente sobre o fazer em sala de aula, ou em outros espaços educativos, obliterando as possibilidades de surgimento do novo. Daremos ênfase a três procedimentos literários e extraliterários principais: a invenção e o acaso, a circulação proliferante e o uso das personagens como veículo do pensamento do próprio autor. Como resultado da análise das estratégias airanas, e baseados em nossa leitura de Décio Pignatari (2004), diremos que a produção do autor ultrapassa o mero gesto vanguardista, a que geralmente é associado, para se assemelhar a movimentos de guerrilha. O que nos conduziu à conclusão de que, para além do fazer literário, trata-se de uma micropolítica que opera por meio de uma lógica dos afetos e que pode contribuir para a construção de um espaço comum, ainda que temporário, onde poderemos pensar outras formas para nossas existências.
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