Introdução a César Aira educador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e94919

Palavras-chave:

Docência poética, Pedagogia literária, Guerrilha pedagógica

Resumo

Partindo da exortação feita por Groppa Aquino, Sandra Corazza e Máximo Adó (2018) para que experimentemos uma docência poética e da afirmação de Ricardo Piglia (1996) de que certos escritores podem ser também ótimos pedagogos, nosso texto tem como objetivo – por meio de estudo bibliográfico que arregimenta saberes do campo da educação, da teoria literária e da filosofia e que subsidia nosso método ensaístico – destacar alguns procedimentos utilizados pelo escritor César Aira que poderão nos ajudar a pensar estratégias de enfrentamento dos poderes que se projetam clandestinamente sobre o fazer em sala de aula, ou em outros espaços educativos, obliterando as possibilidades de surgimento do novo. Daremos ênfase a três procedimentos literários e extraliterários principais: a invenção e o acaso, a circulação proliferante e o uso das personagens como veículo do pensamento do próprio autor. Como resultado da análise das estratégias airanas, e baseados em nossa leitura de Décio Pignatari (2004), diremos que a produção do autor ultrapassa o mero gesto vanguardista, a que geralmente é associado, para se assemelhar a movimentos de guerrilha. O que nos conduziu à conclusão de que, para além do fazer literário, trata-se de uma micropolítica que opera por meio de uma lógica dos afetos e que pode contribuir para a construção de um espaço comum, ainda que temporário, onde poderemos pensar outras formas para nossas existências.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Quirino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil (2022), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil (2019 a 2021), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil (2007 a 2011) e Bacharelado (incompleto) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012 a 2016). Desenvolve pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos AtEdPo - Ateliê de Educação Potencial. Participa do Grupo de Pesquisa POÏEIN - Microscopias. Educação. Imanência. Tem interesse na articulação entre escrita (sobretudo ficcional), educação, literatura e arte.

Máximo Daniel Lamela Adó, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo - DEC da Faculdade de Educação - FACED-da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil e Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Mestre em Literatura (Teoria literária) e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. É Líder do Grupo de Pesquisa POÏEIN - Microscopias. Educação. Imanência; coordena o Grupo de Estudos AtEdPo- Ateliê de Educação Potencial e participa da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-Educação. Realizou estágio pós-doutoral em Educação na FACED-UFRGS em 2014 e 2015 com Bolsa PDJ do CNPQ e supervisão da Profa. Dra. Sandra Mara Corazza. Atua na pesquisa e orientação com temas relacionados a políticas e poéticas da leitura, releitura, escrita e reescrita. Volta-se, principalmente, ao estudo da produção de procedimentos de criação como um modo de traficar conceitos de campos diversos afim de confundir a biblioteca educacional, ao transcriar, desde os modos de ler, uma didática e uma formação docente.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Silva, L. C. Q. da, & Adó, M. D. L. (2025). Introdução a César Aira educador. Perspectiva, 43(1), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e94919