Cartografias das ausências: crianças e os deslocamentos pelos espaços da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95926

Palavras-chave:

Mapas Vivenciais, Educação Infantil, Formação de professores

Resumo

Cartografar ausências é uma provocação sobre os modos como professoras em formação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina mapearam os fluxos de deslocamento de crianças bem pequenas, e crianças pequenas durante o Estágio Curricular Supervisionado pelas instituições de Educação Infantil. E, para tal exercício, utilizamos o conceito de “mapas vivenciais”, apresentado por Lopes (2012, 2016), e “educação cartográfica” de Girardi (2014). Uma noção de “desemparedamento” é acionada pelo texto de Tiriba (2010), assim como os “critérios de atendimento às crianças”, por Campos e Rosemberg (2009). O que imagens de 21 mapas vivenciais sobre o observado em unidades de Educação Infantil dizem acerca dos deslocamentos das crianças e seus modos de compor e vivenciar os espaços internos e externos onde vivem suas infâncias? Utilizamos a cartografia enquanto metodologia investigativa em educação ao acompanhar os processos pedagógicos nas instituições públicas de Educação Infantil, por meio da observação participante, escrita em diários e produção das imagens. Ao analisar as imagens compreende-se que ainda é urgente repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços, priorizando a autonomia infantil e a possibilidade de interação com os mesmos. Ainda se mostra de forma homogênea uma certa privação das crianças percorrem e explorarem os espaços educativos. Mesmo marcado pelas ausências, essas cartografias dizem muito acerca do modo como as crianças podem perfurar tempos e espaços rígidos oferecidos a elas ao criarem o seu lugar de vivências.

Biografia do Autor

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Cataria, UFSC, Brasil. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Pesquisadora do Coletivo CIRANDA – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas, sediado na UDESC e do Coletivo Tecendo: cultura arte educação, sediado na UFSC.

Adilson De Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade do Porto,  Portugal, com estágio pós-doutoral na Universidade do Minho, Portugal, sob a orientação do Professor Doutor Manuel Sarmento. Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. Coordena o “Laboratório de Educação e infância – LABOREI” e o “Coletivo Ciranda – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas”, ambos na UDESC.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Rousseng Dal Pont, K., & De Angelo, A. (2024). Cartografias das ausências: crianças e os deslocamentos pelos espaços da Educação Infantil. Perspectiva, 42(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95926

Edição

Seção

Dossiê Corporeidades, Infâncias e Educação