Cartografias das ausências: crianças e os deslocamentos pelos espaços da Educação Infantil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95926

Schlagworte:

Mapas Vivenciais, Educação Infantil, Formação de professores

Abstract

Cartografar ausências é uma provocação sobre os modos como professoras em formação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina mapearam os fluxos de deslocamento de crianças bem pequenas, e crianças pequenas durante o Estágio Curricular Supervisionado pelas instituições de Educação Infantil. E, para tal exercício, utilizamos o conceito de “mapas vivenciais”, apresentado por Lopes (2012, 2016), e “educação cartográfica” de Girardi (2014). Uma noção de “desemparedamento” é acionada pelo texto de Tiriba (2010), assim como os “critérios de atendimento às crianças”, por Campos e Rosemberg (2009). O que imagens de 21 mapas vivenciais sobre o observado em unidades de Educação Infantil dizem acerca dos deslocamentos das crianças e seus modos de compor e vivenciar os espaços internos e externos onde vivem suas infâncias? Utilizamos a cartografia enquanto metodologia investigativa em educação ao acompanhar os processos pedagógicos nas instituições públicas de Educação Infantil, por meio da observação participante, escrita em diários e produção das imagens. Ao analisar as imagens compreende-se que ainda é urgente repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços, priorizando a autonomia infantil e a possibilidade de interação com os mesmos. Ainda se mostra de forma homogênea uma certa privação das crianças percorrem e explorarem os espaços educativos. Mesmo marcado pelas ausências, essas cartografias dizem muito acerca do modo como as crianças podem perfurar tempos e espaços rígidos oferecidos a elas ao criarem o seu lugar de vivências.

Autor/innen-Biografien

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Cataria, UFSC, Brasil. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Pesquisadora do Coletivo CIRANDA – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas, sediado na UDESC e do Coletivo Tecendo: cultura arte educação, sediado na UFSC.

Adilson De Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina

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Veröffentlicht

2024-11-01

Zitationsvorschlag

Rousseng Dal Pont, K., & De Angelo, A. (2024). Cartografias das ausências: crianças e os deslocamentos pelos espaços da Educação Infantil. Perspectiva, 42(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95926

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Rubrik

Dossiê Corporeidades, Infâncias e Educação