Experiências de desenvolvimento profissional em efeitos para a escrita de professores da educação básica: relações entre a universidade e a escola
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96332Palavras-chave:
Escola, Desenvolvimento profissional docente, EscritaResumo
Compreendemos que quando os professores escrevem sobre suas práticas pedagógicas, comunicam o que lhes acontece em seu desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo, que posicionam suas experiências como acontecimentos para interlocução com os outros. Partindo desse pressuposto, objetivamos nessa pesquisa analisar os sentidos atribuídos pelos docentes às suas experiências de desenvolvimento profissional em suas relações com o escrever e comunicar suas práticas pedagógicas para além da sua escola. Por um estudo de caso, apresentamos compreensões a partir de entrevistas semiestruturadas com um coletivo de professores escritores. Evidenciamos que as interpretações partem de compreensões teóricas acerca de desenvolvimento profissional docente (DPD) e a escrita enquanto estratégia formativa docente. Das interfaces entre o teórico e o empírico (dados) elaboramos as categorias de análise: experiências no desenvolvimento profissional em seus efeitos para a escrita e, o seu inverso, a escrita em seus efeitos para experiências de desenvolvimento profissional. Com as interpretações, concluímos que a promoção de experiências de desenvolvimento profissional de professores em um projeto coletivo de escola tem potência para constituir um coletivo de professores que escreve e publica sobre sua escola e vice-versa. Quando professores escrevem e comunicam sua escola para outros contextos favorecem o aprimoramento da prática pedagógica, o desenvolvimento da identidade docente e da formação. Com isso, possibilitam posicionar a escola pública e seus professores em contexto social e como produtores de conhecimentos. Esta perspectiva é ampliada nas interfaces com a universidade, que se aprimora em percursos de formação docente.
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