Ecologias, afinidades e afetividades: dentre redes de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e96658

Palavras-chave:

Educação ambiental, Redes, Teoria do discurso

Resumo

As redes de Educação Ambiental são coletivos formados por pessoas, seres e coisas que lutam e re-existem por uma sociedade mais equânime socioambientalmente, desde sua formação a partir do desejo de educadores ambientais no Fórum Global, evento paralelo à Eco-92. Temos por alvo caracterizar o processo e os modelos de articulação promovidos pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), na formação e atuação de suas redes territoriais, como também discorrer acerca de seus fatores de (des)articulação, limitações e possibilidades. Para tanto, foram realizadas entrevistas com educadores que compõem a malha da REBEA, cujos enunciados foram analisados com base na Teoria do Discurso. A análise permitiu considerar três categorias, que se voltam para aspectos de horizontalidade e hegemonia, ecopolítica e afetividade. Assim, pensar as redes como modelos fluídos e que permitam a presença de elementos dinâmicos em suas associações requer novas formatações de conceitos e discussões.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Secretaria Municipal de Educação de Cícero Dantas, BA, Brasil

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil. Docente Permanente da Secretaria Municipal de Educação de Cícero Dantas, BA, Brasil.

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), DF, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Oliveira Santos, L. R., & Melo e Souza, R. (2025). Ecologias, afinidades e afetividades: dentre redes de Educação Ambiental. Perspectiva, 43(3), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e96658

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua