A inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: um compromisso de todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e96759

Palavras-chave:

Inclusão, Pessoa com deficiência, Educação superior

Resumo

Apesar do aumento exponencial da quantidade de matrículas de pessoas com deficiência em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, nos últimos anos, apenas cerca de 12% conseguem concluir o curso (INEP, 2021). Isso decorre das inúmeras barreiras frente à inclusão, revelando a necessidade da criação de condições que garantam não apenas o acesso, mas também a permanência, a participação e a conclusão do curso por esses estudantes. Este trabalho trata de uma revisão de literatura compreensiva realizada nos ambientes virtuais das bases de acesso público da Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo o período de 2018 a 2022, que investiga as condições e estratégias adotadas por Instituições de Ensino Superior brasileiras e internacionais que favorecem e/ou dificultam a inclusão de estudantes com deficiência, do ponto de vista de todos os participantes do processo. Concluiu-se que as IES que investem na valorização e na formação docentes, na existência de núcleos de apoio multidisciplinares, em condições de acessibilidade e no envolvimento de toda a comunidade acadêmica, favorecem a construção de um ambiente universitário mais inclusivo, equitativo e justo para os estudantes com deficiência(s).

Biografia do Autor

Miriam Esperidião de Araújo, Universidade de São Paulo

Doutoranda do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, Brasil, mestre em Psicologia Social (IP-USP), graduada em Psicologia (PUC), docente do curso de Psicologia e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) da Universidade Anhembi Morumbi (SP).

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, Brasil; Doutora em Filosofia e Ciências de Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha; Mestre em História e Filosofia da Educação (USP/SP), Bacharel e Licenciada em Pedagogia (USP/SP). Exerceu o cargo de Diretora da Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (SP) de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2017. Atualmente, desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É também especialista junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE) e avaliadora institucional junto ao MEC. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. Integra grupo de pesquisas junto ao CNPq e suas linhas de pesquisa concentram-se nos seguintes temas centrais: 1-)identidades profissionais docentes, 2-) gênero e identidade docente.

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Araújo, M. E. de, & Silva, M. de L. R. da. (2025). A inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: um compromisso de todos. Perspectiva, 43(4), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e96759

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua