A atividade de estudo, a organização do ensino e as pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292Palavras-chave:
Teoria da atividade de estudo, Organização do ensino, Pensamento TeóricoResumo
Pesquisadores na área da educação têm buscado na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, fundamentos teóricos e metodológicos capazes de orientar uma organização do ensino que priorize o desenvolvimento dos estudantes. A partir desse pressuposto, este texto discute as origens, conceitos, objetivo, conteúdo e estrutura da Atividade de Estudo com o propósito de compreender como esses elementos podem ser considerados na organização do ensino. Também apresenta breve mapeamento de pesquisas realizadas no Brasil que se fundamentam nesse referencial teórico. Trata-se, portanto, de um estudo teórico e de levantamento bibliográfico. Os resultados indicam que a gênese histórica da Teoria da Atividade de Estudo deve-se aos pesquisadores soviéticos na década de 1950, suas pesquisas tiveram como intuito construir uma teoria psicológica da atividade que contribuísse para estudar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essas pesquisas deram origem a diferentes sistemas didáticos que trouxeram contribuições relevantes para a organização do ensino. No mapeamento das pesquisas brasileiras dos últimos 12 anos, na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), foram encontradas 25 pesquisas sobre o tema, indicando que o uso desse referencial teórico tem se ampliado. Esses estudos buscam novas possibilidades para contribuir com a atividade pedagógica dos professores e com a atividade dos estudantes com o objetivo de superar a lógica formal do ensino, visando uma formação que possibilite a apropriação de conhecimentos científicos capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes.
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