A atividade de estudo, a organização do ensino e as pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292

Palavras-chave:

Teoria da atividade de estudo, Organização do ensino, Pensamento Teórico

Resumo

Pesquisadores na área da educação têm buscado na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, fundamentos teóricos e metodológicos capazes de orientar uma organização do ensino que priorize o desenvolvimento dos estudantes. A partir desse pressuposto, este texto discute as origens, conceitos, objetivo, conteúdo e estrutura da Atividade de Estudo com o propósito de compreender como esses elementos podem ser considerados na organização do ensino. Também apresenta breve mapeamento de pesquisas realizadas no Brasil que se fundamentam nesse referencial teórico. Trata-se, portanto, de um estudo teórico e de levantamento bibliográfico. Os resultados indicam que a gênese histórica da Teoria da Atividade de Estudo deve-se aos pesquisadores soviéticos na década de 1950, suas pesquisas tiveram como intuito construir uma teoria psicológica da atividade que contribuísse para estudar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essas pesquisas deram origem a diferentes sistemas didáticos que trouxeram contribuições relevantes para a organização do ensino. No mapeamento das pesquisas brasileiras dos últimos 12 anos, na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), foram encontradas 25 pesquisas sobre o tema, indicando que o uso desse referencial teórico tem se ampliado. Esses estudos buscam novas possibilidades para contribuir com a atividade pedagógica dos professores e com a atividade dos estudantes com o objetivo de superar a lógica formal do ensino, visando uma formação que possibilite a apropriação de conhecimentos científicos capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes.

Biografia do Autor

Andréia Paro do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e doutorado Profissional PPGEEProf/UNIR - Doutorado Profissional. (Início 2021/2) sob orientação da Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti. Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2017). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2007) . Pós-graduação Lato Sensu Em Visão Interdisciplinar (Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar). Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Possui o Curso de Magistério em Nível Médio - Título Profissional conferido: Professor (A) de 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. Trabalha no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Cacoal como Pedagoga/Supervisão. Tem experiência escola Multisseriada, Educação infantil e Ensino Fundamental, experiências com Alfabetização e Gestão Escolar. .Participa dos Grupos de Pesquisa: Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), da Universidade Federal de Rondônia. Vice- Líder do Grupo de Pesquisa no Âmbito da Educação (GPAE). Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente. Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Escolar. . Participa do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural e a Aprendizagem Desenvolvimental - GPETHCAD

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, USP, SP, Brasil (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado profissionais da UNIR (PPGEProf). Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (UNIR). Vice Líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica (USP). Foi membro do Conselho Editorial da EDUFRO ( 2015 a 2021); é membro do Conselho Editorial da Revista Êxitus (UFOPA) e da Revista EDUCA (UNIR). Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando, principalmente, os processos de escolarização e sua significação para os sujeitos; políticas educacionais, formação de professores e a organização do ensino sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural. 

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília) (2021), Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2015), Pós-graduada em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Santa Catarina (2005) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Informática de Ouro Preto do Oeste (2009), Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2004) e em Direito pelo Centro Luterano de Ji-Paraná (2009). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia-IFRO na área de pedagogia. Atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e Geografia e no curso de Especialização no Ensino de Ciências e Matemática e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE) - UNIR. Também é líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Teoria Histórico-cultural e a Aprendizagem Desenvolvimental - GPETHCAD. Tem experiência nas áreas de Educação e Direito, com ênfase em formação docente, legislação educacional, políticas públicas educacionais, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, direito constitucional e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; políticas públicas e legislação educacional, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, ética e cidadania.

Referências

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira.; OLIVEIRA, Miriam Laís Setti de Almeida Marcelo. Inventário dos grupos brasileiros de pesquisa na teoria histórico-cultural a partir do Diretório de Grupos do CNPq. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG. v.5, n.2, p.549-570, mai./ago., 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/61477. Acesso em: 19 jul. 2023.

BATISTELLA, Carmes Ana da Rosa. Física no ensino médio: ensino-aprendizagem do conceito calor na concepção da teoria de Davydov com contribuições de Hedegaard. Orientadora: Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas. 2020. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC, Goiânia, 2020. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4510. Acesso em 28 jul. 2023.

BELLINI, Aretha Amorim. Da escola para a banca de sapatos: a atividade de estudo de uma criança trabalhadora. Orientadora: Elaine Sampaio Araújo. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-18082017-141208/es.php. Acesso em 28 jul. 2023.

COSTA, Campelo da Costa. da. Materiais didáticos na atividade de ensino de matemática: significação dos artefatos mediadores por professores em formação contínua. Orientador: Manoel Oriosvaldo de Moura. 2016. 170 f. Tese. (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15082016-162237/pt-br.php. Acesso em 28 jul. 2023.

CUNHA, Neire Márcia da. Processo de formação de autoria em crianças quando criam contos. Orientador: Dagoberto Buim Arena .2019. 342 f. Tese. (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/90abca82-9189-4c3c-ab7e-575422fce1cc. Acesso em 28 jul. 2023.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2020, v. 10, p. 249-266.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich. Conteúdo e estrutura da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia: EDUFU, 2020, v. 10, p. 213-229.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich; MÁRKOVA, Alla. A concepção de atividade de estudo dos alunos. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 8, p. 189-210.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education. v. 30, n. 8, ago. 1988. Disponível em:

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov%

Texto%20completo%202009%20jun.doc . Acesso em: 24 fev. 2022.

ELKONIN, Daniel Borisovich. Estrutura da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia,: EDUFU, 2020, v. 10, p. 147-155.

ELKONIN, Daniel Borisovich. Questões psicológicas relativas à formação da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia: EDUFU, 2020, v. 10, p. 139-141.

ELKONIN, Daniel Borisovich. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico e la infância. In: DAVYDOV, Vasili Vasilievich; SHUARE, Marta. La psicologia evolutiva y pedagogia en la URSS: antologia. Moscú: Editorial Progresso, 1987. p. 104-124.

GUIMARÃES, Márcia Amélia. Organização do processo de ensino do conceito de número nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise histórico-cultural. Orientadora: Beatriz Aparecida Zanatta. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC – Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4057. Acesso em 28 jul. 2023.

HELBEL, Dioneia Foschiani. A formação da autoria em alunos do ensino técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da atividade de estudo. Orientadora: Stela Miller. 2022. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/217627/helbel_df_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 28 jul. 2023.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, Andréia Maturano; PUENTES, Roberto Vadés. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia. Livro I. Uberlândia: EDUFU, 2017. v. 4, p. 39-57.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Atividade Consciência Personalidade. 1.ed. Bauru, São Paulo: Mireveja, 2021.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. (Org.). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11º edição. São Paulo: ícone, 2010. p. 59 – 83.

LIBÂNEO, José. Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra de Madeira. Abstração, generalização e formação de conceitos no processo de ensino e aprendizagem. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, Andréia Maturano. (Org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. São Paulo: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019. v.9, p. 213-239.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A organização do ensino e a formação do pensamento estético-artístico na teoria histórico-cultural. Orientador: Manoel Oriosvaldo de Moura. 2010. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092010-145437/pt-br.php. Acesso em 28 ago. 2022.

MAME, Osvaldo Augusto Chissonde. Os conceitos geométricos nos dois anos iniciais do ensino fundamental na proposição de Davýdov. Orientador: Ademir Damazio. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3516 . Acesso em 28 jul. 2023.

PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. Orientadora: Elizabeth Tunes. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Brasília, UNB, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9123. Acesso em 21 abr. 2023.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática Desenvolvimental da Atividade: o sistema Elkonin Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, v.1, n.1, p. 20-58, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em 21 abr. 2023.

PUENTES, Roberto Valdés. Sistema Elkonin-Davídov-repkin: gênese e desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo – TAE (1959-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés. LONGAREZI, Andréia Maturano. (Org.). Ensino desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. São Paulo: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019. v.9, p.123-159.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréia Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais: Precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.4, n.1, p. 201-242, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57369. Acesso em 02 abr. 2022.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; REPKINA, Natália. Vladimirovna. A questão da estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2020, p. 423-429.

SFORNI, Marta Sueli. de Farias. Pesquisas sobre modos de organização do ensino. In: SFORNI, Marta Sueli. de Farias.; SERCONEK, Giselma Cecília; BELIERI, Cleder Mariano (Org.) Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica. Curitiba, CRV, 2019, p. 17 – 39.

SILVA, Douglas Aires da. Clube de matemática: palco de transformação dos motivos da atividade de estudo. Orientador: Wellington Lima Cedro. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, 2014. Disponível: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/32b2bc3f-8211-40ae-b534-e1a37bcadc8c. Acesso em 28 jul. 2023.

SILVA, Elaine. A atividade de estudo no ensino fundamental conforme a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov e contribuições de M. Hedegaard: um experimento didático em ciências. Orientador: José Carlos Libâneo. 2020. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4490. Acesso em 28 jul. 2023.

SILVA, R. S. Os indícios de um processo de formação: a organização do ensino no clube de matemática. Orientador: Wellington Lima Cedro. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=684800. Acesso em 28 jul. 2023.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo II. Madri: Visor, 1982.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Paro do Nascimento, A., Zibetti, M. . L. T., & Leite Freitas, S. (2024). A atividade de estudo, a organização do ensino e as pesquisas brasileiras. Perspectiva, 42(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292