Study activity, the organization of teaching and Brazilian studies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292

Keywords:

Study activity theory, Teaching organization, Theoretical thinking

Abstract

Researchers in the field of education have looked to Historical-Cultural Theory, Activity Theory and Developmental Teaching Theory for theoretical and methodological foundations capable of guiding the organization of teaching that prioritizes student development. Based on this assumption, this paper discusses the origins, concepts, objective, content, and structure of the Study Activity with the aim of understanding how these elements can be considered in the organization of teaching. It also presents a brief mapping of research carried out in Brazil based on this theoretical framework. This is a theoretical study and bibliographic survey. The results indicate that the historical genesis of the Activity Theory of Study is due to Soviet researchers in the 1950s, whose research aimed to build a psychological theory of activity that would contribute to studying students’ cognitive development. This research gave rise to different didactic systems that have made important contributions to the organization of teaching. A mapping of Brazilian research over the last 12 years in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) found 25 studies on the subject, indicating that the use of this theoretical framework has expanded. These studies are looking for new possibilities to contribute to the pedagogical activity of teachers and the activity of students with the aim of overcoming the formal logic of teaching, aiming for an education that enables the appropriation of scientific knowledge capable of promoting learning and the development of theoretical thinking in students.

Author Biographies

Andréia Paro do Nascimento, Federal Institute of Rondônia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e doutorado Profissional PPGEEProf/UNIR - Doutorado Profissional. (Início 2021/2) sob orientação da Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti. Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2017). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2007) . Pós-graduação Lato Sensu Em Visão Interdisciplinar (Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar). Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Possui o Curso de Magistério em Nível Médio - Título Profissional conferido: Professor (A) de 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. Trabalha no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Cacoal como Pedagoga/Supervisão. Tem experiência escola Multisseriada, Educação infantil e Ensino Fundamental, experiências com Alfabetização e Gestão Escolar. .Participa dos Grupos de Pesquisa: Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), da Universidade Federal de Rondônia. Vice- Líder do Grupo de Pesquisa no Âmbito da Educação (GPAE). Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente. Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Escolar. . Participa do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural e a Aprendizagem Desenvolvimental - GPETHCAD

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Federal University of Rondônia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, USP, SP, Brasil (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado profissionais da UNIR (PPGEProf). Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (UNIR). Vice Líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica (USP). Foi membro do Conselho Editorial da EDUFRO ( 2015 a 2021); é membro do Conselho Editorial da Revista Êxitus (UFOPA) e da Revista EDUCA (UNIR). Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando, principalmente, os processos de escolarização e sua significação para os sujeitos; políticas educacionais, formação de professores e a organização do ensino sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural. 

Sirley Leite Freitas, Federal Institute of Rondônia

Doutora em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília) (2021), Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2015), Pós-graduada em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Santa Catarina (2005) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Informática de Ouro Preto do Oeste (2009), Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2004) e em Direito pelo Centro Luterano de Ji-Paraná (2009). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia-IFRO na área de pedagogia. Atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e Geografia e no curso de Especialização no Ensino de Ciências e Matemática e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE) - UNIR. Também é líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Teoria Histórico-cultural e a Aprendizagem Desenvolvimental - GPETHCAD. Tem experiência nas áreas de Educação e Direito, com ênfase em formação docente, legislação educacional, políticas públicas educacionais, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, direito constitucional e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; políticas públicas e legislação educacional, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, ética e cidadania.

References

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira.; OLIVEIRA, Miriam Laís Setti de Almeida Marcelo. Inventário dos grupos brasileiros de pesquisa na teoria histórico-cultural a partir do Diretório de Grupos do CNPq. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG. v.5, n.2, p.549-570, mai./ago., 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/61477. Acesso em: 19 jul. 2023.

BATISTELLA, Carmes Ana da Rosa. Física no ensino médio: ensino-aprendizagem do conceito calor na concepção da teoria de Davydov com contribuições de Hedegaard. Orientadora: Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas. 2020. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC, Goiânia, 2020. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4510. Acesso em 28 jul. 2023.

BELLINI, Aretha Amorim. Da escola para a banca de sapatos: a atividade de estudo de uma criança trabalhadora. Orientadora: Elaine Sampaio Araújo. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-18082017-141208/es.php. Acesso em 28 jul. 2023.

COSTA, Campelo da Costa. da. Materiais didáticos na atividade de ensino de matemática: significação dos artefatos mediadores por professores em formação contínua. Orientador: Manoel Oriosvaldo de Moura. 2016. 170 f. Tese. (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15082016-162237/pt-br.php. Acesso em 28 jul. 2023.

CUNHA, Neire Márcia da. Processo de formação de autoria em crianças quando criam contos. Orientador: Dagoberto Buim Arena .2019. 342 f. Tese. (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/90abca82-9189-4c3c-ab7e-575422fce1cc. Acesso em 28 jul. 2023.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2020, v. 10, p. 249-266.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich. Conteúdo e estrutura da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia: EDUFU, 2020, v. 10, p. 213-229.

DAVIDOV, Vasili Vasilievich; MÁRKOVA, Alla. A concepção de atividade de estudo dos alunos. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 8, p. 189-210.

DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education. v. 30, n. 8, ago. 1988. Disponível em:

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov%

Texto%20completo%202009%20jun.doc . Acesso em: 24 fev. 2022.

ELKONIN, Daniel Borisovich. Estrutura da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia,: EDUFU, 2020, v. 10, p. 147-155.

ELKONIN, Daniel Borisovich. Questões psicológicas relativas à formação da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. Coedição: Uberlândia: EDUFU, 2020, v. 10, p. 139-141.

ELKONIN, Daniel Borisovich. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico e la infância. In: DAVYDOV, Vasili Vasilievich; SHUARE, Marta. La psicologia evolutiva y pedagogia en la URSS: antologia. Moscú: Editorial Progresso, 1987. p. 104-124.

GUIMARÃES, Márcia Amélia. Organização do processo de ensino do conceito de número nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise histórico-cultural. Orientadora: Beatriz Aparecida Zanatta. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC – Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4057. Acesso em 28 jul. 2023.

HELBEL, Dioneia Foschiani. A formação da autoria em alunos do ensino técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da atividade de estudo. Orientadora: Stela Miller. 2022. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/217627/helbel_df_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 28 jul. 2023.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, Andréia Maturano; PUENTES, Roberto Vadés. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia. Livro I. Uberlândia: EDUFU, 2017. v. 4, p. 39-57.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Atividade Consciência Personalidade. 1.ed. Bauru, São Paulo: Mireveja, 2021.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. (Org.). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11º edição. São Paulo: ícone, 2010. p. 59 – 83.

LIBÂNEO, José. Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra de Madeira. Abstração, generalização e formação de conceitos no processo de ensino e aprendizagem. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, Andréia Maturano. (Org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. São Paulo: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019. v.9, p. 213-239.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A organização do ensino e a formação do pensamento estético-artístico na teoria histórico-cultural. Orientador: Manoel Oriosvaldo de Moura. 2010. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092010-145437/pt-br.php. Acesso em 28 ago. 2022.

MAME, Osvaldo Augusto Chissonde. Os conceitos geométricos nos dois anos iniciais do ensino fundamental na proposição de Davýdov. Orientador: Ademir Damazio. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3516 . Acesso em 28 jul. 2023.

PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. Orientadora: Elizabeth Tunes. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Brasília, UNB, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9123. Acesso em 21 abr. 2023.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática Desenvolvimental da Atividade: o sistema Elkonin Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, v.1, n.1, p. 20-58, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em 21 abr. 2023.

PUENTES, Roberto Valdés. Sistema Elkonin-Davídov-repkin: gênese e desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo – TAE (1959-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés. LONGAREZI, Andréia Maturano. (Org.). Ensino desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. São Paulo: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019. v.9, p.123-159.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréia Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais: Precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.4, n.1, p. 201-242, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57369. Acesso em 02 abr. 2022.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; REPKINA, Natália. Vladimirovna. A questão da estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2020, p. 423-429.

SFORNI, Marta Sueli. de Farias. Pesquisas sobre modos de organização do ensino. In: SFORNI, Marta Sueli. de Farias.; SERCONEK, Giselma Cecília; BELIERI, Cleder Mariano (Org.) Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica. Curitiba, CRV, 2019, p. 17 – 39.

SILVA, Douglas Aires da. Clube de matemática: palco de transformação dos motivos da atividade de estudo. Orientador: Wellington Lima Cedro. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, 2014. Disponível: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/32b2bc3f-8211-40ae-b534-e1a37bcadc8c. Acesso em 28 jul. 2023.

SILVA, Elaine. A atividade de estudo no ensino fundamental conforme a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov e contribuições de M. Hedegaard: um experimento didático em ciências. Orientador: José Carlos Libâneo. 2020. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4490. Acesso em 28 jul. 2023.

SILVA, R. S. Os indícios de um processo de formação: a organização do ensino no clube de matemática. Orientador: Wellington Lima Cedro. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=684800. Acesso em 28 jul. 2023.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo II. Madri: Visor, 1982.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

Published

2024-09-10

How to Cite

Paro do Nascimento, A., Zibetti, M. . L. T., & Leite Freitas, S. (2024). Study activity, the organization of teaching and Brazilian studies. Perspectiva, 42(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292