La actividad de estudio, la organización de la enseñanza y las investigaciones brasileñas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292

Palabras clave:

Teoria da atividade de estudo, Organização do ensino, Pensamento Teórico

Resumen

Los investigadores de la educación han buscado en la Teoría Histórico-Cultural, en la Teoría de la Actividad y en la Teoría del Desarrollo de la Enseñanza fundamentos teóricos y metodológicos capaces de orientar la organización de una enseñanza que priorice el desarrollo del estudiante. Así, este texto aborda los orígenes, conceptos, objetivo, contenido y estructura de la Actividad de Estudio con el objetivo de comprender cómo estos elementos pueden ser considerados en la organización de la enseñanza. También presenta un breve mapeo de las investigaciones realizadas en Brasil a partir de este marco teórico. Se tratade un estudio teórico y de un relevamiento bibliográfico. Los resultados indican que la génesis histórica de esta teoria se debe a los investigadores soviéticos de la década de 1950, cuyas investigaciones tenían como objetivo construir una teoría psicológica de la actividad que contribuyera al estudio del desarrollo cognitivo de los estudiantes, y han dado origen a diferentes sistemas didácticos que contribuyen significativamente a la organización de la enseñanza. Un relevamiento de las investigaciones brasileñas de los últimos 12 años en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) encontró 25 estudios sobre el tema, lo que indica que el uso de este marco teórico se ha expandido. Estos trabajos buscan contribuir a la actividad pedagógica, con el objetivo de superar la lógica formal de la enseñanza, apuntando a una educación que posibilite la apropiación de conocimientos científicos capaces de promover el aprendizaje y el desarrollo del pensamiento teórico en los escolares.

Biografía del autor/a

Andréia Paro do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e doutorado Profissional PPGEEProf/UNIR - Doutorado Profissional. (Início 2021/2) sob orientação da Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti. Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2017). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2007) . Pós-graduação Lato Sensu Em Visão Interdisciplinar (Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar). Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Possui o Curso de Magistério em Nível Médio - Título Profissional conferido: Professor (A) de 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. Trabalha no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Cacoal como Pedagoga/Supervisão. Tem experiência escola Multisseriada, Educação infantil e Ensino Fundamental, experiências com Alfabetização e Gestão Escolar. .Participa dos Grupos de Pesquisa: Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), da Universidade Federal de Rondônia. Vice- Líder do Grupo de Pesquisa no Âmbito da Educação (GPAE). Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente. Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Escolar. . Participa do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural e a Aprendizagem Desenvolvimental - GPETHCAD

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, USP, SP, Brasil (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado profissionais da UNIR (PPGEProf). Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (UNIR). Vice Líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica (USP). Foi membro do Conselho Editorial da EDUFRO ( 2015 a 2021); é membro do Conselho Editorial da Revista Êxitus (UFOPA) e da Revista EDUCA (UNIR). Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando, principalmente, os processos de escolarização e sua significação para os sujeitos; políticas educacionais, formação de professores e a organização do ensino sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural. 

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília) (2021), Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2015), Pós-graduada em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Santa Catarina (2005) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Informática de Ouro Preto do Oeste (2009), Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2004) e em Direito pelo Centro Luterano de Ji-Paraná (2009). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia-IFRO na área de pedagogia. Atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e Geografia e no curso de Especialização no Ensino de Ciências e Matemática e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE) - UNIR. Também é líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Teoria Histórico-cultural e a Aprendizagem Desenvolvimental - GPETHCAD. Tem experiência nas áreas de Educação e Direito, com ênfase em formação docente, legislação educacional, políticas públicas educacionais, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, direito constitucional e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; políticas públicas e legislação educacional, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, ética e cidadania.

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

Paro do Nascimento, A., Zibetti, M. . L. T., & Leite Freitas, S. (2024). La actividad de estudio, la organización de la enseñanza y las investigaciones brasileñas. Perspectiva, 42(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97292