A formação docente sob o enfoque da Abordagem do Ciclo de Políticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97703Palavras-chave:
Formação de professores, Políticas educacionais, EducaçãoResumo
Com o presente artigo buscou-se trazer reflexões e contribuições teóricas sobre a formação docente a partir do enfoque da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP). Tal objetivo procura responder à problemática sobre a existência de um potencial transformador da formação docente, com base no imbricamento entre a formação e a análise das políticas educacionais. Como caminho metodológico, foram aproximadas duas pesquisas das autoras sobre Educação Básica, com convergência principal entre ambas, o destaque à formação docente. A partir deste exercício inicial, foi percorrido um trilho teórico-reflexivo sobre a formação docente, a ACP e a confluência mobilizadora de seu entrelaçamento. A aproximação entre as políticas educacionais e a formação docente pode proporcionar a ampliação do campo de visão de toda reflexão pedagógica. Tal formação, com potencial transformador, não pode prescindir da análise das políticas públicas para a educação. Como possibilidade de conclusão, são indicados possíveis tecituras e trilhos. Os trilhos demonstram um caminho transitável para as problematizações a respeito das políticas para a formação de professores no Brasil. O exercício reflexivo proposto arvora a necessidade, e possibilidade, de se abandonar a ingenuidade e pensar a educação e seus complexos processos criticamente. Igualmente, demonstra que é viável criar espaços em que seja possível tomar distância e alçar posicionamento, demarcando presença e território. Ainda, na convergência de todas as aproximações reflexivas, registra-se, com esperança, que é possível ver e criar brechas, mesmo em tempos complexos. Há braços para estender, unir e erguer trincheiras de resistência nessa tecitura de mãos e ideais.
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