A formação docente sob o enfoque da Abordagem do Ciclo de Políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97703

Palavras-chave:

Formação de professores, Políticas educacionais, Educação

Resumo

Com o presente artigo buscou-se trazer reflexões e contribuições teóricas sobre a formação docente a partir do enfoque da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP). Tal objetivo procura responder à problemática sobre a existência de um potencial transformador da formação docente, com base no imbricamento entre a formação e a análise das políticas educacionais. Como caminho metodológico, foram aproximadas duas pesquisas das autoras sobre Educação Básica, com convergência principal entre ambas, o destaque à formação docente. A partir deste exercício inicial, foi percorrido um trilho teórico-reflexivo sobre a formação docente, a ACP e a confluência mobilizadora de seu entrelaçamento. A aproximação entre as políticas educacionais e a formação docente pode proporcionar a ampliação do campo de visão de toda reflexão pedagógica. Tal formação, com potencial transformador, não pode prescindir da análise das políticas públicas para a educação. Como possibilidade de conclusão, são indicados possíveis tecituras e trilhos. Os trilhos demonstram um caminho transitável para as problematizações a respeito das políticas para a formação de professores no Brasil. O exercício reflexivo proposto arvora a necessidade, e possibilidade, de se abandonar a ingenuidade e pensar a educação e seus complexos processos criticamente. Igualmente, demonstra que é viável criar espaços em que seja possível tomar distância e alçar posicionamento, demarcando presença e território. Ainda, na convergência de todas as aproximações reflexivas, registra-se, com esperança, que é possível ver e criar brechas, mesmo em tempos complexos. Há braços para estender, unir e erguer trincheiras de resistência nessa tecitura de mãos e ideais.

 

Biografia do Autor

Carla Ireni Borges Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Pedagogia (2011). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2014). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, RS, Brasil. Técnica administrativa em Educação - Pedagoga, da Unipampa - campus Itaqui. Membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI.

Fernanda de Lima Pinheiro, Universidade Federal do Pampa

 Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Bagé (2023), Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana, RS, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) da UNIPAMPA, campus Uruguaiana (2023-atual). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e Ensino Superior - INCLUSIVE e do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI.

Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, RS, Brasil. Professora na Rede Municipal de Ensino de São Gabriel/RS. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional dos Profissionais da Educação - GRUPI.

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Graduada em Letras, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, RS, Brasil.. Atua nas licenciaturas Ciências da Natureza (presencial e EaD) e Educação Física e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS), no Campus Uruguaiana. É membro e foi vice-diretora da seção estadual do Rio Grande do Sul (ANPAE/RS) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. É líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional dos Profissionais da Educação - GRUPI.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Borges Rodrigues, C. I., de Lima Pinheiro, F., da Silva Cutruneo Ceschini, M., & Maria Billig Mello, E. (2024). A formação docente sob o enfoque da Abordagem do Ciclo de Políticas. Perspectiva, 42(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97703

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua