As características dos professores de 5º ano do Ensino Fundamental podem impactar o desempenho matemático de seus alunos?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98280Palavras-chave:
Perfil dos professores, Desempenho matemático, Ensino FundamentalResumo
Este é um estudo de larga escala que tem como objetivo geral verificar as relações entre as características dos professores brasileiros e o desempenho matemático de seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, relativos aos professores e aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Tais dados foram analisados por meio de diferentes testes estatísticos, como qui-quadrado, análise de variância (Anova), teste de Tukey e modelos de regressão, realizados por meio do software R, versão 4.0.3. Quanto aos resultados, no que se trata das relações entre o perfil dos professores (correspondente às suas características) e o desempenho matemático dos alunos, as análises feitas indicam que em torno de 26% da variabilidade nesse desempenho pode ser explicada por características do perfil docente, além de apontar associações significativas entre ambos. Esse percentual indica a relevância do perfil docente em relação ao desempenho dos estudantes, juntamente com indicações sobre a formação inicial docente. Destaca-se a necessidade de que diferentes políticas públicas sejam adotadas para possibilitar melhorias, especialmente a importância do aprimoramento da formação, do oferecimento de oportunidades de formação continuada aos docentes e de apoio contínuo a professores e alunos.
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