As características dos professores de 5º ano do Ensino Fundamental podem impactar o desempenho matemático de seus alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98280

Palavras-chave:

Perfil dos professores, Desempenho matemático, Ensino Fundamental

Resumo

Este é um estudo de larga escala que tem como objetivo geral verificar as relações entre as características dos professores brasileiros e o desempenho matemático de seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, relativos aos professores e aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Tais dados foram analisados por meio de diferentes testes estatísticos, como qui-quadrado, análise de variância (Anova), teste de Tukey e modelos de regressão, realizados por meio do software R, versão 4.0.3. Quanto aos resultados, no que se trata das relações entre o perfil dos professores (correspondente às suas características) e o desempenho matemático dos alunos, as análises feitas indicam que em torno de 26% da variabilidade nesse desempenho pode ser explicada por características do perfil docente, além de apontar associações significativas entre ambos. Esse percentual indica a relevância do perfil docente em relação ao desempenho dos estudantes, juntamente com indicações sobre a formação inicial docente. Destaca-se a necessidade de que diferentes políticas públicas sejam adotadas para possibilitar melhorias, especialmente a importância do aprimoramento da formação, do oferecimento de oportunidades de formação continuada aos docentes e de apoio contínuo a professores e alunos.

Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Letícia Menegotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em estatística e Mestra em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ASSIS, Évelin Fulginiti de; CORSO, Luciana Vellinho. Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Perspectiva, v. 39, n. 2, pp. 1-15, 2021.

BALBI, Alejandra; RUIZ, Carola; GARCÍA, Paola. Hay diferencias en la habilidad del docente para identificar dificultades en cálculo y en lectura? Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v. 9, n. 1, p. 47–55, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022487108324554. Acesso em: 11, set. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório SAEB [recurso eletrônico]. – Brasília: 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2019_volume_1.pdf. Acesso em: 27, jan. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020 [recurso eletrônico]. – Brasília: 2020a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 27, jan. 2022.

BRASIL. Questionário de professores do Saeb 2019, 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/testes-e-questionarios. Acesso em: 23, mar. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório de resultados do Saeb 2019: volume 1: 5o e 9o anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio [recurso eletrônico]. Brasília: 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2019_volume_1.pdf. Acesso em: 27, jan. 2022.

CANAL, Luisaet al. Consistency in teachers’ judgments. European Journal of Psychology of Education, v. 27, n. 3, p. 319–327, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10212-011-0073-6. Acesso em: 30, mar. 2020.

CARBONNEAU, Kira J. Teacher judgments of student mathematics achievement: the moderating role of student-teacher conflict. Educational Psychology, v. 40, n. 10, p. 1211–1229, 25 nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01443410.2020.1768223.Acesso em: 30, mar. 2022.

CARMICHAEL, Colin. Discrepancies between Standardised Testing and Teacher Judgements in an Australian Primary School Context. Mathematics Teacher Education and Development, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 62–75, 2015. Disponível em: http://login.ezproxy.lib.umn.edu/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=ip,uid&db=eric&AN=EJ1078419&site=ehost-live. Acesso em: 18, nov. 2020.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; POLONI, Marinês Yole. Percepções de concluintes de pedagogia sobre a formação inicial do professor para a docência de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1289–1314, dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400009. Acesso em: 11, nov. 2021.

COSTA, Jaqueline de Morais. et al. Formação em Matemática de Licenciandos em Pedagogia: uma análise à luz do pluralismo metodológico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 719–738, ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a10. Acesso em: 11, nov. 2021.

DOWKER, Ann. Early Identification and Intervention for Students With Mathematical Difficulties. Journal Of Learning Disabilities, v. 38, n. 4, p.324-332, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00222194050380040801. Acesso em: 8, mai. 2021.

FILHO, Lincoln Souza Taques. Características da formação matemática das futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental a partir de cursos pedagogia de Curitiba. Revista Intersaberes, v. 7, p. 262–277, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22169/revint.v7i14.323. Acesso em: 11, nov. 2021.

FRITZ, Annemaria; HAASE, Vitor Geraldi; RÄSÄNEN, Pekka. Introduction. Em: FRITZ, A.; HAASE, V. G.; RÄSÄNEN, P. (Eds.). International Handbook of Mathematical Learning Difficulties. Cham: Springer International Publishing AG: 2019, p. 1–6.

FURNARI, Emilyet al. Factor Associated With Accuracy in Prekindergarten Teacher Ratings of Students’ Mathematics Skills. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 35, n. 4, p. 410-423, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0734282916639195.Acesso em: 15, jul. 2021.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355–1379, dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.Acesso em: 25, maio, 2021.

GLASCOE, Frances Page. Can Teachers’ Global Ratings Identify Children with Academic Problems?: Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, v. 22, n. 3, p. 163–168, jun. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1097/00004703-200106000-00002. Acesso em: 24, ago. 2021.

HAASE, Vitor Geraldo; FRITZ, Annemarie; RÄSÄNEN, Pekka. Research on numerical cognition in Latin American countries (Investigación sobre cognición numérica en países latinoamericanos). Studies in Psychology, v. 41, n. 2, p. 217–244, 3 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02109395.2020.1748843. Acesso em: 28, ago. 2020.

HOGE, Robert; COLADARCI, Theodore. Teacher-Based Judgments of Academic Achievement: A Review of Literature. Review of Educational Research, v. 59, n. 3, p. 297-313, 1989. Acesso em: 6, abr. 2020.

JAMAIN, Ludivineet al. Students’ self-evaluation bias of school competence and its link to teacher judgment in elementary school. Social Psychology of Education, v. 24, p. 919-938, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11218-021-09638-7. Acesso em: 30, mar. 2022.

KAISER, Johannaet al. Achievement and engagement: How student characteristics influence teacher judgments. Learning and Instruction, v. 28, p. 73–84, dez. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2013.06.001. Acesso em: 30, mar. 2020.

KILDAY, Carolyn. et al.Accuracy of Teacher Judgments of Preschoolers’ Math Skills. Journal of Psychoeducational Assessment, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 148–159, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0734282911412722. Acesso em: 4, jun. 2020.

KOWALSKI, Kurtet al. The accuracy of teachers’ judgments for assessing young children’s emerging literacy and math skills. Psychology in the Schools, [S. l.], v. 55, n. 9, p. 997–1012, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.22152. Acesso em: 18, nov. 2021.

LEUDERS, Timo. et al. Diagnostic Competence of Mathematics Teachers: Unpacking a Complex Construct. In: LEUDERS, Timo; PHILIPP, Kathleen; LEUDERS, Juliane. (Orgs.). Diagnostic Competence of Mathematics Teachers Unpacking a Complex Construct in Teacher Education and Teacher Practice. [S. l.]: Springer International Publishing, 2018. p. 3–33.E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-66327-2. Acesso em: 30, março 2020.

LOIBL, Katharina; LEUDERS, Timo; DÖRFLER, Tobias. A Framework for Explaining Teachers’ Diagnostic Judgements by Cognitive Modeling (DiaCoM). Teaching and Teacher Education, v. 91, p. 1-10, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103059. Acesso em: 29, março 2022.

MACHTS, Nilset al. Accuracy of teachers’ judgments of students’ cognitive abilities: A meta-analysis. Educational Research Review, v. 19, p. 85–103, nov. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2016.06.003. Acesso em: 30, mar. 2020.

MARTÍNEZ, José Felipe; STECHER, Brian; BORKO, Hilda. Classroom Assessment Practices, Teacher Judgments, and Student Achievement in Mathematics: Evidence from the ECLS. Educational Assessment, v. 14, n. 2, p. 78–102, 30 abr. 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10627190903039429. Acesso em: 31, jul. 2020.

MCKEVETT, Nicole; KISS, Allyson. The influence of data on teachers’ judgments of students’ early reading and math skills. Psychology in the Schools, v. 56, n. 7, p. 1157–1172, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.22256.Acesso em: 30, mar. 2022.

MENEGAZZI, Marlene. O estudo de frações: uma experiência no curso de pedagogiaThe study of fraction: an experience in pedagogy course. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 8, n. 1, p. 248–265, 26 jul. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a15. Acesso em: 21, dez. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcias Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, v. 12, n. 21, p. 9–34, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v12i21.8646963.Acesso em: 20, dez. 2021.

OECD. Effective Teacher Policies. Economics of Education Review, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 55–72, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264301603-en. Acesso em: 28, jan. 2020.

ORTEGA, Eliane Maria Vani.; SANTOS, Vinício de Macedo. A matemática e o lugar do professor nos anos iniciais: o ponto de vista dos alunos da pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 27–43, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.14244/19827199369. Acesso em: 21, dez. 2021.

OUDMAN, Sophie. et al. Effects of different cue types on the accuracy of primary school teachers’ judgments of students’ mathematical understanding. Teaching and Teacher Education, v. 76, p. 214–226, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.02.007. Acesso em: 30, mar. 2022.

REISS, Kristina; OBERSTEINER, Andreas. Competence Models as a Basis for Defining, Understanding, and Diagnosing Students’ Mathematical Competences. In: FRITZ, A.; HAASE, V. G.; RÄSÄNEN, P. (Org.). International Handbook of Mathematical Learning Difficulties. Cham: Springer International Publishing AG, 2019. p. 43–56. E-book.

ROBINSON-CIMPIAN, Josephet al. Teachers’ perceptions of students’ mathematics proficiency may exacerbate early gender gaps in achievement. Developmental Psychology, [S. l.], v. 50, n. 4, p. 1262–1281, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0035073. Acesso em: 30, mar. 2020.

SHILSHTEIN, Evguenia; MARGALIT, Malka. Discrepancies between perceptions of first-grade students at risk for learning disabilities, their parents and teachers. European Journal of Special Needs Education, v. 34, n. 5, p. 702–711, 20 out. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08856257.2019.1603600. Acesso em: 30, mar. 2020.

SILVA, Vantielen da Silva; BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos: um caminho para ressignificação do ensino de Matemática. Praxis Educativa, v. 15, p. 1–14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15113.043.Acesso em: 11, nov. 2021.

SÜDKAMP, Anna; KAISER, Johanna; MÖLLER, Jens. Accuracy of teachers’ judgments of students’ academic achievement: A meta-analysis. Journal of Educational Psychology, v. 104, n. 3, p. 743–762, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0027627.supp. Acesso em: 6, abr. 2020.

TEISL, James; MAZZOCCO, Michèle; MYERS, Gwen. The Utility of Kindergarten Teacher Ratings for Predicting Low Academic Achievement in First Grade. Journal of Learning Disabilities, v. 34, n. 3, p. 286–293, maio 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002221940103400308.Acesso em: 16, abr. 2021.

TEN HAGEN, Ingaet al. Teachers’ and students’ perceptions of students’ ability and importance value in math and reading: A latent difference score analysis of intra-individual cross-domain differences. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft, v. 4 abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11618-022-01083-2. Acesso em: 11, abr. 2022.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Assis, Évelin F. de, Menegotto, L., & Vargas Dorneles, B. (2025). As características dos professores de 5º ano do Ensino Fundamental podem impactar o desempenho matemático de seus alunos?. Perspectiva, 43(3), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98280

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua