Pestalozzi e a educação como formação humana para a virtude: reflexões sobre a Carta de Stanz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98381

Palavras-chave:

Educação moral, Natureza humana, Virtude

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma análise crítica de uma das cartas de Johann Heinrich Pestalozzi sobre educação, Carta de Stanz, texto no qual o pensador relata a sua experiência educativa a serviço da República Helvética, hoje Suíça, junto a crianças pobres no século XVIII. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a perspectiva da História Cultural, de forma a priorizar a análise da cultura e da sociedade. Com essa carta compreende-se que Pestalozzi voltou-se ao trabalho de mestre-escola, objetivando viabilizar uma experiência original de educação pública para as classes populares, orientada pelas necessidades do Estado e concepções iluministas em torno da natureza humana, também apropriadas e propaladas por ele. Nessa carta desdobra-se a concepção educativa em processo de construção e aplicação no instituto criado pelo educador, com inspirações na dinâmica familiar em voga naquele período da modernidade. Emerge ainda do texto pestalozziano, na medida em que descreve a sua prática de educação moral, uma pedagogia das virtudes compreendida como um projeto de formação humana para o bem, justiça e verdade, através da observação e do respeito ao desenvolvimento natural da criança, que, como consequência, contribuiria com a instituição de uma educação pública coerente com as necessidades do contexto histórico vivido. Conclui-se que a experiência de Stanz permitiu a Pestalozzi traçar, especialmente, a sua perspectiva de educação moral, voltada para a autonomia do indivíduo, por sua vez alicerçada na noção de dever, como elemento regulador de si na vida em sociedade, e no uso da razão.

Biografia do Autor

Simone Valdete dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade, UFRGS, Brasil, possui Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Membro Participante da Comissão de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (mandato 2021-2023). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação profissional, educação do campo, formação de professores, educação profissional integrada à EJA, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016. Desenvolveu estágio de pesquisa em nível de estudos de pós doutorado junto ao Centre Interdisciplinaire de recherche normand en éducation et en formation (CINERF) da Université de Rouen / França de abril a julho de 2018, sob orientação da professora Doutora Stéphanie Gasse.

Vinícius Lima Lousada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, campus Alvorada, RS, Brasil.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Valdete dos Santos, S., & Lima Lousada, V. (2025). Pestalozzi e a educação como formação humana para a virtude: reflexões sobre a Carta de Stanz. Perspectiva, 43(4), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98381

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua