Exploração sociolinguística das implicações das necropolíticas e das hierarquias raciolinguísticas no ensino e na aprendizagem de línguas: um estudo de caso com estudantes adultos bilíngues hispano-catalães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e98638

Palavras-chave:

Necropolitics, Colonialism., Raciolinguistics

Resumo

Este artigo investiga o impacto das necropolíticas e da raciolinguística na educação linguística, utilizando dados de um estudo longitudinal centrado nas percepções do português entre adultos bilíngues hispano-catalães. O estudo empregou uma metodologia qualitativa ao longo de três anos, recolhendo dados através de inquéritos, narrativas visuais e textuais, grupos focais e observações em sala de aula. Os resultados destacaram o impacto das necropolíticas e das hierarquias raciolinguísticas, contribuindo para disparidades na valorização social das línguas. Além disso, observou-se que as percepções dos estudantes sobre o idioma serviram como fator motivador para a aprendizagem do português. Por isso, recomenda-se uma reavaliação das políticas educativas para promover a equidade linguística e a inclusão, especialmente em contextos multiculturais e plurilíngues como a Catalunha. Este estudo enfatiza a necessidade de abordar as dinâmicas socioeconômicas e suas repercussões na identidade e nos estereótipos.

Biografia do Autor

Danielli Neves Matias Santos, Universidade de Colônia

Doutorado na área de Linguística Aplicada, no programa de Didática das Ciências, Línguas, Artes e Humanidades da Universidade de Barcelona, Espanha, do Departamento de Educação. Tese de doutorado, defendida em 2021, nota final Summa cum laude. Especialização em Linguística Aplicada, com ênfase no impacto das disparidades socioeconômicas, de gênero e étnicas no acesso a oportunidades educacionais. Atualmente, é pós-doutoranda convidada no Instituto Luso Brasileiro (PBI) da Universidade de Colônia, Alemanha, desenvolvendo um projeto em parceria com a Universidade Federal de Sergipe- UFS, Brasil,  sobre Educação em Perspectiva Transnacional, com foco em Espanha, Brasil e Alemanha.

Kevin Randall Steil, Universidade de Barcelona

Professor Adjunto da Universidade de Barcelona, Espanha. Doutorando em Educação Linguística na Universidade de Barcelona, Espanha. Membro dos grupos de pesquisa PLURAL e GRAL. Faculdade de Educação - Departamento de Educação Linguística e Literária, e Ensino de Ciências Experimentais e Matemática.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Neves Matias Santos, D., & Randall Steil, K. (2024). Exploração sociolinguística das implicações das necropolíticas e das hierarquias raciolinguísticas no ensino e na aprendizagem de línguas: um estudo de caso com estudantes adultos bilíngues hispano-catalães. Perspectiva, 42(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e98638

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua