Jovens operários e operárias – experiência fabril e sentidos do trabalho1

Autores

  • Maria Carla Corrochano USP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo tem como referência a questão do trabalho e das percepções sobre este entre jovens trabalhadores da fábrica, realizando alguns apontamentos sobre a escolaridade. Para isto entrevista jovens operários e operárias a partir de um formulário com questões abertas e fechadas e o corpo administrativo de três fábricas do setor de autopeças de São Bernardo do Campo. Inicialmente contextualiza a problemática do estudo e sua inserção na pesquisa educacional sobre a tríade: jovens, trabalho e escola. Em seguida apresenta elementos do perfil dos jovens investigados, focalizando alguns aspectos da experiência de trabalho desses na fábrica. Por fim, retrata os diferentes sentidos do trabalho na vida dos jovens operários e operárias.

Biografia do Autor

Maria Carla Corrochano, USP - São Paulo - SP

Graduação em Ciências Sociais pela USP (1996) e mestrado em Educação pela USP (2001). É doutoranda em Educação pela USP e bolsista da Fapesp, além de assessora licenciada da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Corrochano, M. C. (2004). Jovens operários e operárias – experiência fabril e sentidos do trabalho1. Perspectiva, 22(2), 425–450. https://doi.org/10.5007/%x