Revisão sistemática: Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas nos Institutos Federais de Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99014Palavras-chave:
Educação Especial, Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas-NAPNEs, Instituto FederalResumo
Os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) têm desenvolvido um papel fundamental na promoção da inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no contexto da educação profissional e tecnológica. Justifica-se a revisão sistemática por oferecer um panorama significativo sobre o tema que pode apontar várias dimensões da mesma questão. Esse estudo tem como objetivo apontar os aspectos que têm sido enfatizados nos estudos sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tal como nos NAPNEs. Esse artigo refere-se a um levantamento bibliográfico, em que foram selecionadas três bases de dados e as buscas ocorreram no campo “busca avançada”: a) Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES); b) Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) e, c) Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos destacam a importância das políticas governamentais na promoção da acessibilidade na educação. Além disso, ressaltam o papel dos NAPNEs em fornecer suporte, orientação e recursos para garantir o acesso à educação de estudantes com deficiência, reconhecendo também os direitos fundamentais desses estudantes.
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