Revisão sistemática: Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas nos Institutos Federais de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99014

Palavras-chave:

Educação Especial, Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas-NAPNEs, Instituto Federal

Resumo

Os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) têm desenvolvido um papel fundamental na promoção da inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no contexto da educação profissional e tecnológica. Justifica-se a revisão sistemática por oferecer um panorama significativo sobre o tema que pode apontar várias dimensões da mesma questão. Esse estudo tem como objetivo apontar os aspectos que têm sido enfatizados nos estudos sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tal como nos NAPNEs. Esse artigo refere-se a um levantamento bibliográfico, em que foram selecionadas três bases de dados e as buscas ocorreram no campo “busca avançada”: a) Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES); b) Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) e, c) Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos destacam a importância das políticas governamentais na promoção da acessibilidade na educação. Além disso, ressaltam o papel dos NAPNEs em fornecer suporte, orientação e recursos para garantir o acesso à educação de estudantes com deficiência, reconhecendo também os direitos fundamentais desses estudantes.

 

Biografia do Autor

Lucas de Moraes Negri

Doutorando e Mestre em Educação Especial - PPGEEs Programa de Pós Graduação em Educação Especial - UFSCAR SÃO CARLOS, Pós-graduação Lato Sensu Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA DA SURDEZ - LIBRAS (ESAP - Vale do Ivaí/PR); Graduação em Letras - Licenciatura Plena (UNOPAR); Graduação em Letras - LIBRAS (Faculdade EFICAZ); Certificado de Proficiência em Libras para o ensino da disciplina nos cursos de formação de professores e nos cursos de fonoaudiologia (PROLIBRAS) e Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (PROLIBRAS), pela Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Educação. Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras no Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina (IFPR), bem como professor de Libras pleo PRONATEC/IFPR. Possui interesse em pesquisas na área de Educação Especial, ensino de Libras, tradução e interpretação.

Amanda Santana Gomes-Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, SP, Brasil (2017). Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil (2022). Doutoranda e Membra do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil. Atualmente, Professora de AEE em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo. Professora da Disciplina "Planejamento Educacional Individualizado e Práticas Educativas para o Aluno Autista" no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Experiências na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação integral, política educacional, ensino colaborativo, políticas públicas e inclusão.

Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil, (2003), graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil (2011) e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil, (2021). Atualmente é professora de Educação Especial e Inclusiva do Instituto Federal do Amapá, integrante de dois grupos de pesquisa: Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP FOREESP - UFSCar), Inclusão Escolar na Rede Profissional de Educação Tecnológica (GPEI-EPT - IFSP) e Processos de Ensino e Aprendizagem de Ciências (Unifap). Tenho experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, Fala, Voz, Audição, Motricidade Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Formação Continuada, Desenvolvimento Cognitivo e Cultura.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, Brasil, (1975),  graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, Brasil, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil, (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992), USP, Brasil. Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Universitário da UFSCar, membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar. Participou da fundação da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE). Participou do Projeto para a implantação do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial desde 1992 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9661605924327912) até a presente data. Publicou livros sobre Alfabetização para Deficientes Intelectuais, Matemática para Deficientes Intelectuais, Ensino de Surdos, Surdocegueira, Deficiência Múltipla e Educação Especial. Possui publicações em capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.Tem participado de eventos nacionais e internacionais sobre Educação Especial, emitido pareceres para periódicos especializados em Educação e Educação Especial. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras.

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Publicado

2025-02-17

Como Citar

Negri, L. de M., Gomes-Silva, A. S., Guimarães , L. C. C. V., & Costa, M. da P. R. da. (2025). Revisão sistemática: Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas nos Institutos Federais de Educação. Perspectiva, 43(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99014

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Seção

Artigos de Demanda Contínua