O corpo como publicidade ambulante

Autor/innen

  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Na atual sociedade do espetáculo, na qual tanto as coisas quanto as pessoas se tornam cada vez mais substituíveis, faz-se necessária a demarcação de algum tipo de ícone que possibilite o reconhecimento imediato daquele que o porta, que deixe algum vestígio. Face a esse contexto, este artigo tem como objetivo investigar o processo pelo qual o corpo se transforma num anúncio, uma vez que seu dono tenta evitar o pavor de se sentir indiferenciado na multidão. Pretende-se também argumentar que tal publicização do corpo se fundamenta num processo “educativo” que pode ser identificado pelo seu substrato psicossocial e sadomasoquista de integração e que foi denominado por Theodor W. Adorno como educação para a disciplina por meio da dureza.

Autor/innen-Biografie

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pela USP (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com estágios doutoral na Alemanha. Atualmente é professor-doutor associado da Universidade Federal de São Carlos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Veröffentlicht

2003-01-01

Zitationsvorschlag

Zuin, A. Álvaro S. (2003). O corpo como publicidade ambulante. Perspectiva, 21(1), 39–53. https://doi.org/10.5007/%x