John Dewey: filosofia, política e educação

Autor/innen

  • Marcus Vinicius da Cunha Universidade Estadual Paulista, Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este trabalho apresenta a filosofia política de John Dewey expressa nos ensaios Liberalismo e Ação Social e Liberdade e Cultura, respectivamente de 1935 e 1939, com o intuito de compreender as concepções educacionais deweyanas contidas no livro Democracia e Educação de 1916. Por meio da análise dos conceitos liberais de individualismo e liberdade, Dewey critica o liberalismo de sua época – o laissez-faire – e apresenta as idéias que considera válidas para sustentar a democracia. Elaboradas em plena crise da sociedade americana, quando o New Deal era colocado em prática, são as proposições políticas de Dewey que dão suporte à sua pedagogia, cujos princípios são contrários ao cultivo da espontaneidade do aluno como finalidade central e exclusiva da educação escola.

Autor/innen-Biografie

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade Estadual Paulista, Ribeirão Preto

Pela USP graduou-se em Psicologia (1980), fez mestrado em Educação (1988), e doutorado em Educação em 1992.  É livre-docência pela Universidade Estadual Paulista (1998). Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5679422102387763

Veröffentlicht

2001-01-01

Zitationsvorschlag

Cunha, M. V. da. (2001). John Dewey: filosofia, política e educação. Perspectiva, 19(2), 371–388. https://doi.org/10.5007/%x