Nietzsche educador: uma leitura de Schopenhauer como educador

Autor/innen

  • Márcio Danelon Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

O presente texto tem por objetivo apresentar Nietzsche como um educador que educa através de suas obras. Para tanto, partiremos da análise que fez na obra Schopenhauer como educador, tomando as características necessárias que, na ótica nietzschiana, fizeram de Schopenhauer um educador. A partir disso, transplantaremos essas características do educador para as obras posteriores de Nietzsche, numa análise que demonstra ser Nietzsche também um educador, pois tais aracterísticas são intrínsecas aos seus textos, principalmente no Assim falou Zaratustra.

Autor/innen-Biografie

Márcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduação em Filosofia pela UNIMEP (1994), mestrado em Filosofia pela PUC Campinas (1997) e doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP (2003) . Atualmente é Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6301932501639244

Veröffentlicht

2001-01-01

Zitationsvorschlag

Danelon, M. (2001). Nietzsche educador: uma leitura de Schopenhauer como educador. Perspectiva, 19(2), 405–424. https://doi.org/10.5007/%x