Filosofia da educação e formação de professores em algumas universidades brasileiras entre os anos 40 e os anos 60

Autor/innen

  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria (RS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Neste estudo são apresentados alguns elementos significativos da constituição histórica da disciplina Filosofia da Educação nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), entre os anos de 1940 e os anos de 1960. Destaca-se a importância que os estudos filosóficos sobre educação tiveram para os cursos de formação de professores, a relação estabelecida com as ciências da educação, os diferentes programas de ensino desenvolvidos, assim como as características que assumiram em cada instituição.

Autor/innen-Biografie

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Licenciatura Plena em Filosofia (1985) e mestrado em Filosofia (1991) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria; doutorado em Educação pela USP (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/3942924352722374

Veröffentlicht

2001-01-01

Zitationsvorschlag

Tomazetti, E. M. (2001). Filosofia da educação e formação de professores em algumas universidades brasileiras entre os anos 40 e os anos 60. Perspectiva, 19(2), 443–467. https://doi.org/10.5007/%x