Filosofia da educação e formação de professores em algumas universidades brasileiras entre os anos 40 e os anos 60

Autori

  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria (RS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Neste estudo são apresentados alguns elementos significativos da constituição histórica da disciplina Filosofia da Educação nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), entre os anos de 1940 e os anos de 1960. Destaca-se a importância que os estudos filosóficos sobre educação tiveram para os cursos de formação de professores, a relação estabelecida com as ciências da educação, os diferentes programas de ensino desenvolvidos, assim como as características que assumiram em cada instituição.

Biografia autore

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Licenciatura Plena em Filosofia (1985) e mestrado em Filosofia (1991) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria; doutorado em Educação pela USP (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/3942924352722374

##submission.downloads##

Pubblicato

2001-01-01

Come citare

Tomazetti, E. M. (2001). Filosofia da educação e formação de professores em algumas universidades brasileiras entre os anos 40 e os anos 60. Perspectiva, 19(2), 443–467. https://doi.org/10.5007/%x