Educar para o pensamento: uma reflexão a partir de Hannah Arendt

Autores

  • Marcelo Gustavo Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A partir da análise do estatuto do pensar que Hannah Arendt
apresenta na obra "A Vida do Espírito", busca-se refletir sobre a crise do pensamento metafísico e a banalidade do mal, tão presente no noticiário nacional. O trabalho apresenta uma proposta pedagógica que educa para o pensamento, distinguindo o pensar do conhecer e considerando as históricas definições sobre o pensamento.

Biografia do Autor

Marcelo Gustavo Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ

Licenciado em Filosofia (1995), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Ciências Humanas (2006) pela PUC-Rio. Cumpriu o Programa de Doutorado Parcial no Exterior (2005) pela Universidade de Valencia, Espanha. Professor do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Mais informações:

http://lattes.cnpq.br/5920290316481314

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Souza, M. G. (1999). Educar para o pensamento: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. Perspectiva, 17(32), 83–98. https://doi.org/10.5007/%x