Potencialidades de uma educação libertária
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este texto procura, no primeiro momento, abordar questões
relativas à crise educacional da sociedade capitalista cada vez mais representativa nos processos de aprendizagem social. A hierarquia da autoridade, a divisão social do trabalho, o exercício do poder e a desigualdade de rendimentos decorrentes das funções e tarefas exercidas nas escolas e universidades são propícias ao surgimento de desigualdade e de estrangulamento da liberdade que conduzem à conflitualidade. A partir das contigências da atual crise do modelo educacional e pedagógico do capitalismo, num segundo momento, o texto procura explicitar algumas das potencialidades da educação Iibertária enquanto educação integral, autogestionária e, finalmente, com uma visão universal.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
