A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?

Autor/innen

  • Aline Fabiane Barbieri Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Amélia Kimiko Noma Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p161

Abstract

Analisa-se a função social do Programa Saúde na Escola (PSE) com base em estudo de caráter bibliográfico e documental, alicerçado no método materialista histórico. Identifica-se que o PSE está articulado a três componentes do projeto educacional neoliberal de Terceira Via: a noção de “sociedade civil ativa” e o projeto do “Terceiro Setor”, a ideologia do “capital social” e a teoria do “capital humano”. Afirma-se que a função social do PSE é colaborar com a disseminação da racionalidade ideológica conservadora, compatível com a edificação de um novo padrão de sociabilidade no Brasil, via formação de subjetividades ativas em saúde, bem como atuar na amenização das expressões da “questão social” e manutenção da força de trabalho apta a atender às necessidades de exploração capitalista.

Autor/innen-Biografien

Aline Fabiane Barbieri, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFPR) - Campus Pitanga.

Amélia Kimiko Noma, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Veröffentlicht

2017-03-31

Zitationsvorschlag

Barbieri, A. F., & Noma, A. K. (2017). A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?. Perspectiva, 35(1), 161–187. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p161