A formação do professor reflexivo em um curso a distância

Autor/innen

  • Luciana Boff Turchielo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS FACED / PPGEdu Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre/RS
  • Rosane Aragón Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Faculdade da Educação - FACED Av. Paulo Gama, 110 (prédio 12-220, sala 1001) 90046-900 Porto Alegre RS Brasil Tel (051) 3308 - 3425

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p701

Abstract

O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.

 

Autor/innen-Biografien

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS FACED / PPGEdu Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre/RS

Pedagoga e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPG-EDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: lucianabt14@gmail.com

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Faculdade da Educação - FACED Av. Paulo Gama, 110 (prédio 12-220, sala 1001) 90046-900 Porto Alegre RS Brasil Tel (051) 3308 - 3425

Psicóloga e Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Básicos - DEBAS - da Faculdade de Educação da UFRGS. 

Veröffentlicht

2018-07-30

Zitationsvorschlag

Turchielo, L. B., & Aragón, R. (2018). A formação do professor reflexivo em um curso a distância. Perspectiva, 36(2), 701–723. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p701