A formação do professor reflexivo em um curso a distância

Autores

  • Luciana Boff Turchielo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS FACED / PPGEdu Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre/RS
  • Rosane Aragón Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Faculdade da Educação - FACED Av. Paulo Gama, 110 (prédio 12-220, sala 1001) 90046-900 Porto Alegre RS Brasil Tel (051) 3308 - 3425

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p701

Resumo

O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.

 

Biografia do Autor

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS FACED / PPGEdu Av. Paulo Gama, s/n°, prédio 12.201, 7° andar 90046-900 - Porto Alegre/RS

Pedagoga e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPG-EDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: lucianabt14@gmail.com

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Faculdade da Educação - FACED Av. Paulo Gama, 110 (prédio 12-220, sala 1001) 90046-900 Porto Alegre RS Brasil Tel (051) 3308 - 3425

Psicóloga e Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Básicos - DEBAS - da Faculdade de Educação da UFRGS. 

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Turchielo, L. B., & Aragón, R. (2018). A formação do professor reflexivo em um curso a distância. Perspectiva, 36(2), 701–723. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p701