A educação profissional dos jovens e a modernidade brasileira no início do século XX

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65240

Abstract

Apresentam-se, neste artigo, os resultados de um estudo histórico-documental que analisou a nova conjuntura social, política e econômica exigida pelo processo de modernização em curso no Brasil Republicano e a educação profissional diante do acirramento das relações de poder, no contexto da Primeira República. Teve como objetivo investigar os nexos constitutivos das relações entre a educação profissional destinada aos jovens e os processos sociais nas primeiras décadas do século XX. A atuação do Estado voltada para a educação dos jovens se configurou como um instrumento de formação de novas subjetividades para um novo tipo de trabalho que se constituía e como uma forma de controle social sobre a população empobrecida. Expressão da “modernização conservadora”, a educação propunha aos jovens a inserção social enquanto os subjugava às relações econômicas impostas na trilha do capitalismo que se estabelecia.

 

Autor/innen-Biografien

Edna Mendonça Oliveira de Queiroz, Universidade Federal de Goiás, UFGO

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Rafael Gomes Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, IF Goiano

Mestre em Educação. Atua na Educação Básica, Tecnológica e no Ensino Superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano).

Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

Mestre em Educação, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Literaturhinweise

ANTONACCI, M. A. M. A vitória da razão(?) O IDORT e a sociedade paulista. São Paulo: Marco Zero, 1993.

ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Unimarco-Educ, 2005.

BERNARDO, R. A construção da ameaça: juventude, delinqüência e educação nos primeiros tempos da república no Brasil (1890-1940). 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2008.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Diretoria Geral de Estatística. Anuário Estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: Typographia da Estatística, 1916.

BRASIL. Ministerial Reports (1860-1960): 1911, 1918. Center for Research Libraries, Chicago-USA. Digital Collections. Disponível em: <http://www-apps.crl.edu/>. Acesso em: jun. 2018.

CANO, W. Da década de 1920 à de 1930: transição rumo à crise e à industrialização no Brasil. EconomiA, Brasília, DF, v.13, n.3b, p. 897-916, set./dez. 2012.

CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: FLACSO, 2005.

D’ANGELO, M. Caminhos para o advento da escola de aprendizes artífices de São Paulo: um projeto das elites para uma sociedade assalariada. 2000. Dissertação (Mestrado em História Econômica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

DOWBOR, L. A formação do capitalismo dependente no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982.

FAUSTO, B. Trabalho urbano e conflito social. Rio de Janeiro: Difel, 1977.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

FIGUEIREDO, T. M. R. V. O Brasil moderno e a educação para o trabalho em Cuiabá: a Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (1909-1942). 2017. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, 2017.

GILLES, J. Youth and History : tradition and change in European age relations, 1770-present. Expended Studient Edition. New York; London: Academic Press, 1981.

GROPPO, L. A. Juventudes: sociologia, cultura e movimentos. Alfenas, MG: Universidade Federal de Alfenas, 2016.

IANNI, O. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 1992.

NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

PATTO, M. H. S. Estado, ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados, São Paulo, v. 13, n. 35, p. 167-198, 1999.

PETRONE, M. T. S. P. Imigração. In: FAUSTO, B. História geral da civilização brasileira: o Brasil Republicano: sociedade e instituições (1889-1930). São Paulo: Difel, 1978. v. 2, p. 93-133.

PINHEIRO, P. S. P. O proletariado industrial na Primeira República. In: FAUSTO, B. História geral da civilização brasileira: o Brasil Republicano: sociedade e instituições (1889-1930). São Paulo: Difel, 1978. v. 2, p. 134-178.

PINHEIRO, R. G. Os sentidos da escolarização para os jovens concluintes do ensino médio de uma pequena cidade do interior de Goiás. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

RAGO, M. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar: Brasil (1890-1930). São Paulo: Paz e Terra, 2014.

SALVADORI, M. A. B. Educação, trabalho e juventude: os Centros Ferroviários de Ensino e Seleção Profissional e o perfil do jovem ferroviário. Histórica – Revista On Line do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, v. 11, p. 1-10, 2006a. Disponível em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao11/materia02/texto02.pdf>. Acesso em: jan. 2019.

SALVADORI, M. A. B. A presença da psicologia em processos de seleção e formação profissional entre os anos 1930 e 1940. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU/FACED, 2006b.

SCHWARCZ, L. K. M. Usos e abusos da mestiçagem e da raça no Brasil: uma história das teorias raciais em finais do século XIX. Afro-Ásia, Salvador, n. 18, p. 77-101, 1996.

SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, v. 6, n. 2, p. 213-232, jul./out. 2008.

VOZ DO POVO. Rio de Janeiro, ano I, n. 2, 6 fev. 1920.

Veröffentlicht

2020-06-16

Zitationsvorschlag

Queiroz, E. M. O. de, Pinheiro, R. G., & Figueiredo, T. M. R. de V. (2020). A educação profissional dos jovens e a modernidade brasileira no início do século XX. Perspectiva, 38(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65240