A educação profissional dos jovens e a modernidade brasileira no início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65240

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, os resultados de um estudo histórico-documental que analisou a nova conjuntura social, política e econômica exigida pelo processo de modernização em curso no Brasil Republicano e a educação profissional diante do acirramento das relações de poder, no contexto da Primeira República. Teve como objetivo investigar os nexos constitutivos das relações entre a educação profissional destinada aos jovens e os processos sociais nas primeiras décadas do século XX. A atuação do Estado voltada para a educação dos jovens se configurou como um instrumento de formação de novas subjetividades para um novo tipo de trabalho que se constituía e como uma forma de controle social sobre a população empobrecida. Expressão da “modernização conservadora”, a educação propunha aos jovens a inserção social enquanto os subjugava às relações econômicas impostas na trilha do capitalismo que se estabelecia.

 

Biografia do Autor

Edna Mendonça Oliveira de Queiroz, Universidade Federal de Goiás, UFGO

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Rafael Gomes Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, IF Goiano

Mestre em Educação. Atua na Educação Básica, Tecnológica e no Ensino Superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano).

Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

Mestre em Educação, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Queiroz, E. M. O. de, Pinheiro, R. G., & Figueiredo, T. M. R. de V. (2020). A educação profissional dos jovens e a modernidade brasileira no início do século XX. Perspectiva, 38(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65240