A formação leitora entre livros e redes sociais: os sentidos produzidos por alunos da educação básica sobre a biblioteca pública da sua cidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65104Abstract
Este artigo buscou apreender o sentido que os estudantes da educação básica estão construindo da biblioteca de sua cidade. O esforço consistiu em investigar a significação que eles atribuem à biblioteca pública municipal no tocante à sua funcionalidade, pondo, assim, em evidência, a relação da instituição com o processo de ensino-aprendizagem. Tal esforço foi empreendido e guiado pela abordagem da história cultural, com base na semiótica de Roger Chartier (2002). A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, foi desenvolvida no interstício de 2016-2017 nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu, da cidade Maranguape – Ceará, e consistiu-se em três etapas. Na primeira, com enfoque bibliográfico, foram feitas as leituras subjacentes à temática; na segunda, utilizou-se como instrumento o questionário, com questões objetivas de múltipla escolha, aplicado aos sujeitos da pesquisa; na terceira etapa, a tabulação dos dados e a elaboração de gráficos, para em seguida analisar a partir de um olhar compreensivo, o sentido que os estudantes apontam acerca da biblioteca em sua relação com o saber. Os resultados demonstram que a biblioteca pública é percebida pelos estudantes como sendo um suporte para a ação pedagógica da escola em seu processo de ensino-aprendizagem, haja vista que o sentido construído sobre a instituição se confunde com as atividades escolares nas quais o aluno é solicitado a resolver.
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