Cartas para quem ousa ensinar Ciências: correspondências e vivências na Formação Inicial de professores

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66164

Abstract

Estudos envolvendo o papel da linguagem na Educação em Ciências demonstram a relevância de se produzir e desenvolver estratégias de ensino e formação de professores que ampliem a relação dos sujeitos com os conceitos desenvolvidos, por meio da ampliação de atividades de leitura e escrita diversas. Nessa pesquisa, foram utilizados como referenciais de análise alguns constructos teóricos da Análise de Discurso de Pêcheux (2011) e Orlandi (2009, 2008, 1998, 1996) e, como referencial educacional Paulo Freire (1993, 1988) e Pimenta (2005, 1999). É dessa necessidade de pensar a prática, a partir dela e com ela, que buscamos compreender os objetos discursivos (referentes) que se produziram nas interlocuções entre estudantes de duas universidades distintas e que frequentavam as disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências e de Metodologia de Ensino de Ciências da Natureza. O corpus selecionado para a análise envolveu seis correspondências trocadas por um dos pares de interlocutores, denominados E5 e Grupo Constelação. Ao resgatar as correspondências dos estudantes, durante o processo de análise do corpus selecionado, observamos que elas materializaram sentidos sobre o Estágio Supervisionado e a docência em Ciências. Além disso, a qualidade das interlocuções demonstrou que os espaços e momentos de diálogo, na formação inicial de professores, devem ser ampliados, bem como nos fez refletir sobre a ação docente universitária, contribuindo com a qualificação das práticas pedagógicas e com a produção de conhecimentos para a área de Ensino de Ciências

Autor/innen-Biografie

Bethania Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Professora da área de Didática do Departamento de Educação, com ênfase nas Metodologias de Ensino de Ciências e Tecnologias

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-06-07

Zitationsvorschlag

Geremias, B. M. (2021). Cartas para quem ousa ensinar Ciências: correspondências e vivências na Formação Inicial de professores. Perspectiva, 39(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66164

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Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências