Cartas para quem ousa ensinar Ciências: correspondências e vivências na Formação Inicial de professores

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66164

Resumo

Estudos envolvendo o papel da linguagem na Educação em Ciências demonstram a relevância de se produzir e desenvolver estratégias de ensino e formação de professores que ampliem a relação dos sujeitos com os conceitos desenvolvidos, por meio da ampliação de atividades de leitura e escrita diversas. Nessa pesquisa, foram utilizados como referenciais de análise alguns constructos teóricos da Análise de Discurso de Pêcheux (2011) e Orlandi (2009, 2008, 1998, 1996) e, como referencial educacional Paulo Freire (1993, 1988) e Pimenta (2005, 1999). É dessa necessidade de pensar a prática, a partir dela e com ela, que buscamos compreender os objetos discursivos (referentes) que se produziram nas interlocuções entre estudantes de duas universidades distintas e que frequentavam as disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências e de Metodologia de Ensino de Ciências da Natureza. O corpus selecionado para a análise envolveu seis correspondências trocadas por um dos pares de interlocutores, denominados E5 e Grupo Constelação. Ao resgatar as correspondências dos estudantes, durante o processo de análise do corpus selecionado, observamos que elas materializaram sentidos sobre o Estágio Supervisionado e a docência em Ciências. Além disso, a qualidade das interlocuções demonstrou que os espaços e momentos de diálogo, na formação inicial de professores, devem ser ampliados, bem como nos fez refletir sobre a ação docente universitária, contribuindo com a qualificação das práticas pedagógicas e com a produção de conhecimentos para a área de Ensino de Ciências

Biografia do Autor

Bethania Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Professora da área de Didática do Departamento de Educação, com ênfase nas Metodologias de Ensino de Ciências e Tecnologias

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Geremias, B. M. (2021). Cartas para quem ousa ensinar Ciências: correspondências e vivências na Formação Inicial de professores. Perspectiva, 39(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66164

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências