As influências do PIBID sobre a formação inicial e a prática docente na educação básica, nos cursos de licenciatura presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Rafael Nagy Ramos Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS http://orcid.org/0000-0003-3247-5425
  • Carla Busato Zandavalli Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67111

Resumo

O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa (BIKLEN; BOGDAN, 2013), foi o de analisar as influências do PIBID sobre a formação inicial e a prática docente na educação básica, nos cursos de licenciatura presenciais na UFMS, no período de 2009 a 2018. Para a execução da pesquisa, foram realizadas três etapas que abrangeram: a fase bibliográfica e exploratória, que consistiu no balanço bibliográfico em bases de indexação da produção científica nacional e no levantamento de informações sobre os participantes do programa; a fase da coleta em campo, por meio da disponibilização de questionários online com perguntas abertas e de múltipla escolha e a terceira fase, em que houve tratamento estatístico dos resultados sobre o perfil dos respondentes e uso da metodologia de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016), para análise das informações sobre o PIBID. As principais categorias identificadas acerca do programa foram: relação teoria-prática; formação; oportunidade; conhecimento; importância; inovação e identidade profissional.  O programa, segundo os respondentes, proporciona formação da identidade profissional docente, maior fluxo de informações entre as instituições de ensino superior (IES) e a escola, além de representar uma oportunidade de crescimento acadêmico. Concluiu-se que, na percepção dos participantes, há o reconhecimento da importância do programa, especialmente quanto às suas contribuições para a melhoria da formação inicial, construção da identidade docente e valorização do magistério.

Biografia do Autor

Rafael Nagy Ramos, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Acadêmico do curso de História - Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Carla Busato Zandavalli, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS, atuando em cursos de graduação das modalidades presencial e a distância e no Mestrado de Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Formação Docente no Ensino de Ciências, Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Básica Pública em Mato Grosso do Sul, Grupo interdisciplinar de ensino com uso da computação, Políticas Públicas de Educação. Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFMS.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ramos, R. N. ., & Zandavalli, C. B. . (2020). As influências do PIBID sobre a formação inicial e a prática docente na educação básica, nos cursos de licenciatura presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Perspectiva, 38(4), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67111