Saberes didáticos em ação: desafios atuais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85306

Schlagworte:

Didática, Contextos didáticos, Formação didática dos professores

Abstract

A didática constituirá sempre um campo instável em que se procura um equilíbrio entre os vértices do triângulo clássico: o professor – o(s) aluno (s) que aprende(m) – a matéria ou disciplina a ensinar /aprender. Os tempos atuais são marcados por desafios enormes colocados à didática, em que avulta o trânsito massivo do ensino presencial para o ensino online, por imposição da pandemia COVID 19. Mas questionamentos mais antigos persistem, também eles merecedores de resposta. O objetivo central do presente artigo é o de examinar criticamente as implicações didáticas de dois documentos que, em Portugal, orientam os processos de ensino – aprendizagem na educação básica e no ensino secundário: o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória de 12 anos e as Aprendizagens Essenciais a realizar ao longo desse período. O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em desenvolvimento desde 2017, consagra os princípios orientadores da ação das escolas, dos professores e dos alunos para a consecução do referido perfil e das aprendizagens a ele associadas. Adotando uma perspetiva crítica sobre o campo da didática, pretende-se mapear aquelas variáveis de contexto que mais poderão contribuir para o sucesso / insucesso do projeto. Os dados obtidos são interpretados com contributos da investigação em didática, da teoria curricular, da sociologia, da psicologia da aprendizagem, bem como do conhecimento científico sobre formação de professores. A metodologia utilizada é a da análise documental e a da análise de conteúdo. O resultado é um ensaio que poderá propiciar a reflexão acerca da inovação didática.

 

Autor/innen-Biografie

Maria Manuela Franco Esteves, Universidade de Lisboa, ULisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, ULisboa, Portugal. Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, ULisboa, Portugal.

Literaturhinweise

AQUINO, Renata. Usabilidade é a chave para aprendizado em EAD. Fundação Universia - Coluna Atualidades. ALARCÃO, Isabel. Percursos da Didática. Aveiro: UA Editora, 2020.

ALARCÃO, Isabel; COSTA, Nilza; SÁ, Helena Araújo e. The role ofsubjetdidacticsin teachereducation: the case oftheDepartmentofDidacticsandEducational Technologies attheUniversityof Aveiro, Portugal. In: TNTEE (Org.) Didaktik / Fachdidaktikas the Science(s) of the Teaching Profession? Umeá: TNTEE Editorial Office, 1999.p. 227-235.

ALVAREZ DE ZAYAS, Carlos M. Didactica general la escuelaen la vida. La Habana: Pueblo y Educación, 1997.

CAMILLONI, Alicia R.W.de. La formación docente encuestión: política y pedagógica. Buenos Aires: Paidós, 1994.

COMENIUS, Johann A. Didactica Magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 6ª edição, 2015, pp.45.

DELORS, Jacques et al. Educação, Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Lisboa: UNESCO/Edições ASA, 1996.

ESTEVES, Manuela. Construção e desenvolvimento de competências profissionais dos professores. Sísifo, n.8, p. 37-48, jan./abr. 2008. Disonível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/132. Acesso em: 23 jun. 2022.

GIMENO SACRISTÁN, José; PEREZ GÓMEZ, André. La enseñanza: su teoria y su prática. Madrid: Akal, 1989.

JONNAERT, Philippe. Compétencesetsocioconstructivisme – un cadrethéorique. Bruxelas: De Boeck, 2002.

KANSANEN, Pertti; MERI, Matti.The didactic relation in theteaching-studying-learning process. In: TNTEE (Org.) Didaktik / Fachdidaktikas the Science(s) of theTeaching Profession? Umeá: TNTEE Editorial Office, 1999. p. 107-116.

PLA LÓPEZ, Ramón Vidal et al. (Orgs.). Una concepción de la pedagogia como ciência. La Habana: Pueblo y Educación, 2010.

PORTUGAL, Ministério da Educação. Despacho nº 6478/2017, de 26 de Jullho de 2017. Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Diário da República, 2017. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620. Acesso em: 23 jun. 2022.

MISHRA, Punya; KOEHLER, MatthewJ. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacherknowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p.1017-1054, jun. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220041541_Technological_Pedagogical_Content_Knowledge_A_Framework_for_Teacher_Knowledge. Acesso em: 23 jun. 2022.

MALLART NAVARRA, Juan. Didáctica: Concepto, objeto y finalidades. Madrid: UNED, 2001.

MEDINA RIVILLA, Antonio; SALVADOR MATOS, Francisco (Orgs.). Didáctica General. Madrid: Pearson Education, 2001.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, p. 1-21, fev. 1987. Disponível em: https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.

Veröffentlicht

2022-07-19

Zitationsvorschlag

Esteves, M. M. F. (2022). Saberes didáticos em ação: desafios atuais. Perspectiva, 40(3), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85306

Ausgabe

Rubrik

A Didática em debate: questões contemporâneas