Avaliação diagnóstica do ensino de ciências naturais a nível de 8ª série
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Testes teóricos (1700 alunos) e práticos (250 alunos) sobre conteúdos de Ciências Naturais foram aplicados a alunos de 8ª séries do 1º grau, os quais objetivaram investigar se os respondentes tinham habilidades e atitudes científicas. Empregou-se como intrumentos categorias do conhecimento científico assim hierarquizados: empregar símbolos e convenções científicas; empregar aparelhos e instrumentos de medidas; fazer observações; interpretar e aplicar conceitos científicos; planejar e executar experimentos. Os resultados demonstraram uma baixíssima performance dos alunos principalmente nos testes práticos e em especial na habilidade de resolver problemas. Estes resultados confirmam as hipóteses de que o ensino nesta área de saber é pobre na capacidade de conduzir os educandos a elaborar, interpretar, fazer inferências e aplicar conhecimentos em novas situações, isto é, o ensino é dogmático e memorístico.
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