Zero Project: eine Untersuchung zur Inklusion von Menschen mit Hörbehinderung
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e94786Schlagworte:
Biotecnologia, Inovação, Lingua de sinais, TecnologiaAbstract
Weltweit gibt es mehrere Barrierefreiheitsprojekte, die sich durch ihren bedeutenden Beitrag zur Verbesserung der Barrierefreiheit und Inklusion für Menschen mit Behinderungen auszeichnen. In diesem Artikel wird eine Suche nach inklusiven Titeln und Projekten für Studierende mit Hörbehinderungen auf der Zero Project-Website vorgestellt. Wir haben eine qualitative, explorative und beschreibende Untersuchung durchgeführt, in der wir die Phasen vorstellen: (a) bibliografische Erhebung, die die von uns gefundenen und ausgewählten Projekte beschreibt, und dann (b) Analyse von Beispielen, die zum Vergleich mit bestehenden Projekten in Brasilien anregen. Aus dieser Perspektive stehen die Entsprechungen des Themas im Einklang mit den Gewinnen, die die orangefarbene Biotechnologie zum Bildungswissen für Schüler mit Hörbehinderungen beitragen kann. Wir kommen zu dem Schluss, dass der Einsatz technologischer Ressourcen sowie inklusiver Materialien, barrierefreier Bücher, Anwendungen und geeignet für Menschen mit Hörbehinderung neben barrierefreien Kindergeschichtsbüchern eine methodisch-didaktische Harmonisierung für eine gezielte bilinguale pädagogische Praxis ermöglichen.
Literaturhinweise
ACCESS ISRAEL 'S – Disponível em: https://shre.ink/QmW7. Acesso em: 5/6/2023.
ALMEIDA, S.A.A; GIORDAN, M. A apropriação do gênero de divulgação científica pelas crianças: fragmentos de um percurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 773-797, 2016. Disponível em: https://shre.ink/H35Z . Acesso em 08/05/2023.
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Criança. 2022. Disponível em: https://shre.ink/HVKQ . Acesso em: 5/6/2023.
BRASIL, Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente, 2000. Disponível em: https://shre.ink/H35R. Acesso em 1/6/2023.
BRASIL. Decreto nº 6.041, de 08 de fevereiro de 2007. Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 09 fev. Disponível em: https://shre.ink/H35u Acesso em 1/6/2023.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão, 2015. Disponível em: https://shre.ink/ljtid Acesso em 1/6/2023.
BORZANI, Walter. Org. Biotecnologia industrial. Volume 3: Processos Fermentativos e Enzimáticos. Editora Eugênio Aquarone. São Paulo: Blucher, 2000.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; MAURICIO, Aline Cristina L. Novo Deit-Libras dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas-v. 2. In: Novo Deit-Libras dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas-v. 2. 2009. p. 1221-1221.
COLÉGIO TRES OLIVOS. Disponível em: https://colegiotresolivos.org/. Acesso em: 5/6/2023.
DE MELLO, Dagmar, ESTEVES. Ângela Simone Mattos, MARIANI BRAZ, Ruth Maria As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue. Revista Educação Especial 33 (2020): 1-20. Disponível em: https://shre.ink/HVKk Acesso em: 5/6/2023.
DE OLIVEIRA, Andréia Morais Xavier; DA SILVA SANTOS, Rodrigo; BARBOSA, Mônica Santiago. A biotecnologia aplicada ao melhoramento genético vegetal: controvérsias e discussões. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2012, 10.1: 339-361. Disponível em: http://dx. doi. org/10.5892/ruvrv. 2012.101. 33936
DE SOUSA, Sinval Fernandes; DA SILVEIRA, Hélder Eterno. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. 2011. Disponível em: https://shre.ink/H3xy . Acesso em 1/6/2023
EDITORA ARARA AZUL – Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/produtos/3. Acesso em : 5/6/2023.
FURTADO, Alessandra de Oliveira; RAMOS, J.B.F; BRAZ, R.M.M. A menina e o vento. 2022. Disponível em: https://shre.ink/H3wR Acesso em 1/6/2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOUDINHO, L. D. S., BRAZ, R. M. M., PORTELLA, S. M., & CRESPO, S. C. Sala de recursos multifuncional: espaço educacional colaborativo para o ensino de língua portuguesa escrita. Conhecimento & Diversidade, 14(32), 10-29. (2022). Disponível em: https://shre.ink/HVlY Acesso em: 5/6/2023
HAND TALK – Disponível em: https://shre.ink/HVQb Acesso em: 5/6/2023
HEARING LOOP – Disponível em: https://youtu.be/ggQgTVW7-QQ. Acesso em: 5/6/2023.
LINDEN, R. Terapia gênica: o que é, o que não é e o que será. Estudos Avançados, v. 24, n. 70, p. 31-69, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300004. Acesso em 2/6/2023
MALAJOVICH, Maria Antônia. Biotecnologia 2011. Rio de Janeiro, Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de tecnologia ORT, 2012.
MARIANI BRAZ, R. M., MEDEIROS PORTELLA, S., PINTO VILELA, I., ANDRADE DA SILVA, F. C., PIMENTEL DOS SANTOS, L. O., DOS SANTOS SILVA JUNIOR, E., & COELHO DA SILVA PINTO, S. C. Desenvolvimento de materiais didáticos para a educação inclusiva. Conhecimento & Diversidade, 13(29). (2021). Disponível em: https://shre.ink/HVKx. Acesso em: 5/6/2023
MIRAILH; Sarah Xavier Nunes; Mariani, Ruth Maria; Leta, Fabiana Rodrigues; Mapeamento dos aplicativos para o ensino de Libras; Editora Abdin/ Perse; Rio de Janeiro; 2018. Disponível em: https://shre.ink/HVKI. Acesso em: 5/6/2023.
M-PESA- Disponível em: https://shre.ink/HVQe Acesso em: 5/6/2023
ONU - Agenda 21, Rio de Janeiro, Brasil. 1992. Disponível em: https://shre.ink/H3Zh Acesso em 1/6/2023.
PORTUGAL. Caracterização do Setor - Biotecnologia. 2013 Disponível em: https://shre.ink/H3ZC. Acessado em: 03/04/2023.
PROJETO GALILEU GALILEI- Disponível em: https://projetogalileugalilei.wordpress.com/. Acesso em: 1/6/2023.
PORTELLA, S.M; BRAZ, RMM; DOS SANTOS; D. Conhecendo a Biotecnologia com o Super Bio-Tec Rafael e a professora Nina. 2018. Disponível em: https://shre.ink/HVQF. Acesso em: 5/6/2023.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. (Vol. 174) Rio de Janeiro: Wva, 1997.
SEEING AI. Disponível em: https://shre.ink/H4lA . Acesso em: 5/6/2023
SIGNLY – Disponível em: https://signly.co/. Acesso em: 5/6/2023
SILVA, Fernanda Nascimento. Abordagem do Tema Biotecnologia em Livros Didáticos de Biologia. Trabalho Final apresentado ao Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista no Ensino de Ciências; 2006. Disponível em: https://shre.ink/H3T3 Acesso em 17/03/2023
SIMAX – Disponível em: https://cordis.europa.eu/project/id/778421/de Acesso em : 5/6/2023.
SING LABTOLEIO – Disponível em: https://shre.ink/H4lt . Acesso em 5/6/2023
SOUSA, Nayara Alves de. Eficácia do Polissacarídeo Sulfatado Extraído da Alga Marinha Vermelha Hypnea musciformis contra diarreia em roedores. 2016.
SPREAD THE SIGN- Diponível em: https://www.spreadthesign.com/pt.br/search/ Acesso em 1/6/2023.
VERBA VOICE – Disponível em: https://www.verbavoice.de/en/ . Acesso em: 5/6/2023
VLIBRAS- Disponível em: https://www.vlibras.com.br/ Acesso em: 5/6/2023
WORLD SUMMIT ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT - Johannesburg, South Africa, 2002. https://sustainabledevelopment.un.org/milesstones/wssd
ZERO PROJECT - https://zeroproject.org/
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Sandro Medeiros Portella, Luciana da Silva Goudinho, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
