Análise das estratégias e recursos "surdos" utilizados por uma professora surda para o Ensino de Língua escrita

Autores

  • Tatiana Bolívar Lebedeff Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

No Brasil é incontestável o atraso da escolaridade de crianças e adultos surdos. Há a necessidade de uma mudança de prática pedagógica. Pesquisas apontam que estratégias utilizadas por professoras surdas, no ensino de língua escrita, podem ser diferentes das de professoras ouvintes. Esses achados sugerem que a diferença do processamento cognitivo para compreensão de leitura e escrita poderia influenciar·a práxis pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a ocorrência da utilização de estratégias "surdas", por uma professora surda, e descrevê-los. A metodologia de investigação constou de observação e gravação de fragmentos de aulas para análise. As estratégias "surdas" encontradas foram transcritas e comparadas com as já descritas na literatura. Percebeu-se que muitas das estratégias observadas eram similares às descritas na literatura. Sugere-se que as estratégias utilizadas por professores surdos sejam "ensinadas" para as professoras ouvintes a fim auxiliar professores ouvintes na sua práxis com alunos surdos.

Biografia do Autor

Tatiana Bolívar Lebedeff, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

Possui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distãncia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007). Foi Pesquisadora Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana no Instituto de Psicologia da Universidade de Barcelona (1995). Foi docente, por doze anos, da Universidade de Passo Fundo, sendo professora do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educaçao da Universidade de Passo Fundo, vinculada à linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem. Atuou, na UPF, na organização e implementação do Centro de Educação a Distância. Foi, também, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da UPF. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, letramento, diferença e narrativas. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/0081286250806899

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Publicado

2006-10-30

Como Citar

Lebedeff, T. B. (2006). Análise das estratégias e recursos "surdos" utilizados por uma professora surda para o Ensino de Língua escrita. Perspectiva, 24(3), 139–152. https://doi.org/10.5007/%x