Números e operações aritméticas nas investigações com professores dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p514

Resumo

Este artigo analisa investigações que tomaram por foco os números e as operações aritméticas em ações voltadas para a formação continuada de professores da Educação Infantil e anos iniciais. Entre as setenta investigações desenvolvidas no período de 2001 a 2012 com professores desses níveis, foi observada a incidência de dezesseis com foco nessa temática. As análises indicam que, embora os números se constituam no principal assunto desenvolvido com as crianças na etapa escolar inicial – apenas quatro com professores da Educação Infantil e doze com os anos iniciais –, os investigadores encontraram poucos avanços relacionados às posturas pedagógicas no trato de tal conteúdo. Foram observadas também as estratégias de repetição de modelos, o que pouco tem contribuído para a compreensão do sistema numérico e sua utilização nos contextos escolares e não escolares. Estratégias envolvendo o cálculo mental e a calculadora ainda têm inserção tímida nas salas de aula. Uma feliz constatação é a de que os trabalhos em colaboração têm apresentado bons resultados, embora ainda não sejam muito empregados.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professora titular do Proframa de Pós-Graduação em Educação da PUC-CAMPINAS

Mestre e doutora em Educação/Educação Matemática

Rosana Catarina Rodrigues de Lima, Universidade Campinas, UNICAMP

Doutoranda da Faculdade de Educação

Grupo PRAPEM/FE-Unicamp

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Megid, M. A. B. A., & Lima, R. C. R. de. (2018). Números e operações aritméticas nas investigações com professores dos anos iniciais. Perspectiva, 36(2), 514–537. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p514

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática