Internationalization in higher education: brazilian teachers in the african space

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p835

Abstract

We present methodology of the Investigative-Formative Dialogical Circles, developed in a Research Group of the Federal University of Santa Maria/RS. The aforementioned methodology, inspired by Freire's Culture Circles, takes as its epistemological-political matrix the author's works in dialogue with those of Josso (2004, 2010), presupposing studies of a qualitative nature of the research-training type, since subjects Participate as coauthors throughout the process. We study, from a hermeneutical perspective, the potential of the Dialogical Circles as a research device and permanent self(trans)formation with teachers. The presented methodology contributes significantly to the epistemological deepening of the generating theme for the research, allowing the researcher-leader and co-authors to process for permanent self(trans)formation.

Author Biographies

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do PPGE, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire", registrado junto à base do CNPq. Coordenador do Projeto de Pesquisa "Humanização e Cidadania na Escola: diálogos com professores", que objetiva uma pesquisa-formação permanente com professores da educação básica, e o Projeto de Extensão "Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra", buscando estimular o gosto pela leitura, a imaginação, a criatividade e a criticidade. Participa da organização dos Fóruns de Leituras de Paulo Freire, no RS, desde 1999.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação humanizadora, cidadania, leitura de mundo/leitura da palavra e Paulo Freire. Trabalha com palestras em seminários e congressos e projetos de formação continuada/permanente de professores em escolas municipais e estaduais. Editor da Revista Educação(B1) do Centro de Educação da UFSM.

Larissa Martins Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras-Português. Coordenadora pedagógica na rede pública de Ensino de Santa Maria/RS.

Melissa Noal da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela  Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Políticas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora pedagógica na rede pública de Ensino de Santa Maria/RS.

Published

2018-10-23

How to Cite

Henz, C. I., Freitas, L. M., & Silveira, M. N. da. (2018). Internationalization in higher education: brazilian teachers in the african space. Perspectiva, 36(3), 835–850. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p835