Círculos dialógicos investigativo-formativos: una metodología inspirada en los círculos de cultura freireanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p835

Resumen

Este artículo objetiva presentar la metodología de los Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, desarrollada en un Equipo de Investigación de la Universidade Federal de Santa Maria/RS. La referida metodología, inspirada en los Círculos de Cultura de Paulo Freire, tiene como matriz epistemológico-política las obras del autor en diálogo con las de Marie-Christine Josso, presuponiendo la realización de estudios de naturaleza cualitativa del tipo investigación formación, pues los sujetos participan como coautores en todo proceso. A partir de una mirada interpretativa hermenéutica, buscamos comprender la potencialidad de los Círculos Dialógicos como dispositivo de investigación e auto(trans)formación permanente con profesores. Comprendemos que la metodología presentada contribuye significativamente con la profundización epistemológica de la temática generadora de la investigación, permitiendo al investigador-líder y los sujetos coautores la procesualidad para la auto(trans)formación permanente, así como la reflexión sobre de la praxis pedagógica y de constitución de la docencia de los participantes.

Biografía del autor/a

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do PPGE, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire", registrado junto à base do CNPq. Coordenador do Projeto de Pesquisa "Humanização e Cidadania na Escola: diálogos com professores", que objetiva uma pesquisa-formação permanente com professores da educação básica, e o Projeto de Extensão "Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra", buscando estimular o gosto pela leitura, a imaginação, a criatividade e a criticidade. Participa da organização dos Fóruns de Leituras de Paulo Freire, no RS, desde 1999.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação humanizadora, cidadania, leitura de mundo/leitura da palavra e Paulo Freire. Trabalha com palestras em seminários e congressos e projetos de formação continuada/permanente de professores em escolas municipais e estaduais. Editor da Revista Educação(B1) do Centro de Educação da UFSM.

Larissa Martins Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras-Português. Coordenadora pedagógica na rede pública de Ensino de Santa Maria/RS.

Melissa Noal da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela  Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Políticas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora pedagógica na rede pública de Ensino de Santa Maria/RS.

Publicado

2018-10-23

Cómo citar

Henz, C. I., Freitas, L. M., & Silveira, M. N. da. (2018). Círculos dialógicos investigativo-formativos: una metodología inspirada en los círculos de cultura freireanos. Perspectiva, 36(3), 835–850. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p835