A importação descontextualizada de conceitos e o ensino de Administração no Brasil: outro capítulo na “simplicização” dos nossos livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62035

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as Teorias Organizacionais (TO) como uma construção discursiva, histórica e política de ressignificações de saberes, caracterizada pela importação de conceitos de outras áreas de conhecimento recorrendo a analogias e metáforas. Para a análise dos manuais de ensino da Administração, de cursos de graduação de Administração no Brasil, usamos o conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem e a concepção austiniana de performatividade. Os resultados demonstram que as TO são frequentemente constituídas em apropriações conceituais externas, num processo epistemologicamente frágil e ideologicamente enviesado. A apresentação de um padrão conceitual que trata os principais conceitos da área – “organização” e “administração” – como meras agrupamentos de interesse coletivo. Do ponto de vista pragmático, o significado sempre se consagra no uso, não existindo proprietários etimológicos de conceitos, palavras ou expressões. Contudo, é preciso refletir de maneira contínua e autocrítica sobre como desenvolvemos definições, uma vez que nada se ganha com leituras simplistas de fenômenos complexos, pois está extrema simplicização dos fenômenos organizacionais fragiliza o sentido do ensino de Administração e a qualidade analítica dos futuros profissionais. Para futuras pesquisas, sugere-se a inclusão de novos títulos ao corpus para confirmação do padrão.

Biografia do Autor

Guilherme Lima Moura, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mestre em Administração. Doutor em Linguística. Professor do Depto de Ciências Administrativas e do Mestrado em Gestão Pública, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Vera Lúcia da Conceição Neto, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Psicóloga. Doutora em Administração.

Daiana Amorim Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Graduada, mestra e doutora em Administração.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Moura, G. L., Conceição Neto, V. L. da, & Ferreira, D. A. (2020). A importação descontextualizada de conceitos e o ensino de Administração no Brasil: outro capítulo na “simplicização” dos nossos livros didáticos. Perspectiva, 38(3), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62035