A educação infantil e a pedagogia dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68005

Resumo

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo analisar as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos em uma escola municipal de Uberaba-MG tendo em vista a relevância da formação continuada de professores como norteadora do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na Educação Infantil. Buscamos responder à seguinte questão: Quais as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos em uma escola de Educação Infantil e o papel da formação continuada de professores frente à ascensão dessa pedagogia? Para a coleta de dados dos 14 (quatorze) professores participantes utilizamos entrevista por meio de questionário e realizamos oficinas em grupo. Para discussão dos dados, usamos a análise de conteúdos por meio da análise categorial. Como resultados destacamos a colaboração da pesquisa para reflexões acerca da Pedagogia dos Multiletramentos, permitindo a valorização e inserção das TDIC nas turmas de Educação Infantil, desenvolvendo um olhar crítico quanto à utilização dessa pedagogia no contexto escolar.

Biografia do Autor

Wagno da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Licenciado em Pedagogia. Mestre em Educação. Gestor escolar e professor na rede municipal de ensino de Uberaba - MG.

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Licenciado em Letras. Especialista em língua e literaturas de língua portuguesa. Mestre em linguística aplicada. Doutor em Letras - Estudos linguísticos.

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

Santos, W. da S., & Karwoski, A. M. (2021). A educação infantil e a pedagogia dos multiletramentos. Perspectiva, 39(1), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68005