Educação Geográfica nos Currículos Catarinenses: Episteme em evidência (1998 a 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84140

Palavras-chave:

Teorias Curriculares, História do Pensamento Geográfico, Geografia Escolar

Resumo

As disciplinas escolares são socialmente construídas e, consequentemente, sob o mesmo rótulo, diferentes conteúdos podem ser ensinados ao longo do tempo. Partindo desta premissa, nossas reflexões se debruçam sobre três referenciais curriculares: Proposta Curricular de Santa Catarina — Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Formação Docente para educação Infantil e Séries Iniciais de 1998, Proposta Curricular de Santa Catarina — Formação Integral na Educação Básica de 2014, e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, este último preconizado pela Base Nacional Comum Curricular  (BNCC) e publicado em 2019. A partir de uma análise epistemológica e com base nos princípios da hermenêutica filosófica de Hans Gadamer, refletiremos sobre a construção destes referenciais curriculares e quais foram os processos envolvidos na formulação destes documentos, os pressupostos filosóficos e os fundamentos teórico-metodológicos que alicerçam a Geografia gestada por eles e que, consequentemente, desvelam qual Geografia Escolar se materializa em determinados tempos e espaços. Aqui, a história do pensamento geográfico se entrelaça não somente à história das disciplinas escolares, mas também às teorias curriculares, a fim de compreender os conhecimentos geográficos presentes no currículo catarinense ao longo do período analisado, identificando sincronias e diacronias. Tais análises permitiram considerarmos que a geografia curricular deste período assume uma pluralidade epistemológica tanto nos conteúdos quanto na orientação do trabalho do professor.

Biografia do Autor

Kalina Salaib Springer, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Profª Drª Rosemy da Silva Nascimento é docente Titular do Departamento de Geociências (CFH/UFSC), atua nos Cursos de Graduação em Geografia, Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Desenvolve Pesquisa, extensão, publicação, orientação e formação continuada de professores(as) nas temáticas da Educação Geográfica, Cartografia Escolar/Tátil e Educação Ambiental. É coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) e membro dos Grupos de Pesquisa: Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo) e Resolução Científica de Conflitos. 

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

Springer, K. S., & Nascimento, R. da S. . (2022). Educação Geográfica nos Currículos Catarinenses: Episteme em evidência (1998 a 2019). Perspectiva, 40(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84140

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica