As universidades comunitárias e os ODS: entre o compromisso com o bem público e a submissão ao mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85495

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação superior, Universidade comunitária

Resumo

Os esforços na direção de uma perspectiva sustentável de desenvolvimento são crescentes e ganham intensidade a partir do contexto da pandemia da Covid-19, tornando ainda mais pertinente a Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O artigo discute o compromisso da educação superior com a realização dos ODS e, nesse sentido, analisa o modelo comunitário de universidade buscando compreender de que forma e em que medida ele ainda apresenta aderência aos ODS, tendo em vista o contexto de crise e acirramento da competição mercantil que vivencia. Metodologicamente, ancora-se em pesquisa qualitativa e de campo realizada junto a amostra de quatro universidades comunitárias, com dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas com doze gestores e pesquisadores dessas instituições. À luz do enquadramento teórico proposto por McCowan (2019), os dados foram analisados em três eixos: tendências no engajamento com a comunidade: ensino, pesquisa e extensão; forças centrípetas: pressões em direção à homogeneização com modelos institucionais convencionais; e entre a responsividade democrática e a responsividade baseada no mercado. Como resultados, constata-se que as relações universidade-sociedade passam por transformações, mas o modelo ainda preserva o compromisso com o desenvolvimento regional. Ao tempo em que a natureza porosa das instituições comunitárias é elemento facilitador para o compromisso com os ODS, também facilita a aproximação com o mercado e pode prescrever uma submissão a ele, numa tendência de isomorfismo com a universidade empresarial. Isto descaracterizaria o modelo comunitário enquanto tal, levando-o a perder seu potencial de alternativa para a realização dos ODS.

Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo, UPF

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF, RS, Brasil.
Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, UPF. Graduada em Serviço Social (UCS).

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

Fioreze, C. (2022). As universidades comunitárias e os ODS: entre o compromisso com o bem público e a submissão ao mercado. Perspectiva, 40(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85495